Piloto escapa ileso após pouso de emergência com a ajuda do paraquedas do avião

Reprodução do vídeo abaixo (via Twitter)

Um piloto belga escapou ileso, depois que sua aeronave Dyn’Aéro MCR01 (OO-E64) teve um problema em voo, lhe obrigando a acionar o paraquedas balístico do equipamento. Um vídeo gravado do solo mostra o pequeno avião pousando lentamente de nariz em uma estrada em Sint-Andries, nos arredores de Bruges.

Segundo matéria do site britânico Sky News, autoridades disseram que o piloto, cujo nome não foi revelado, era experiente e que sua vida foi quase certamente salva pelo Sistema de Recuperação Balística (BRS) do avião.

Esse tipo de paraquedas balístico, que pode ser instalado em aeronaves pequenas, é acionado pelo piloto quando observa uma situação de emergência, combinada com a impossibilidade de realizar um pouso controlado. Ele é ejetado de seu invólucro por uma pequena explosão, muito parecido com o usado em um assento de ejeção, e fornece sustentação ao avião até que chegue no solo.

Como se notam pelas raras imagens, a queda suave faz com que a integridade física dos ocupantes seja preservada. No caso do piloto belga, é possível vê-lo saindo da aeronave logo após a aterrissagem. Ele havia decolado de Zuienkerke para um curto voo na sexta-feira, 15 de julho.

No vídeo acima (esperar pelo carregamento), é possível ver a descida do equipamento já com o paraquedas acionado.

Avião similar ao acidentado – Alan Wilson, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias