Piloto faz comentários antissemitas nas redes sociais e acaba suspenso por sua empresa aérea

Boeing 777-300ER da Air Canada – Imagem: Air Canada

Em resposta a uma série de postagens antissemitas nas redes sociais, a Air Canada confirmou ter suspenso um piloto. As postagens surgiram na sequência dos trágicos ataques terroristas perpetrados pelo Hamas em Israel, que resultaram na perda de mais de mil vidas e deixaram milhares de feridos.

O piloto, de nome Mostafa Ezzo, foi identificado pela organização Stop Antisemitism, sediada em Nova Iorque, e teria compartilhado uma série de fotos no Instagram, uma das quais o mostrava segurando um cartaz com a mensagem: “Israel – Hitler se orgulha de você – estado terrorista“.

Outra foto vinha acompanhada de uma legenda que dizia: “F*** você, Israel. Queime no inferno“. Uma terceira imagem retratava o piloto segurando um cartaz com uma pessoa descartando uma bandeira de Israel em uma lixeira, junto com as palavras: “Mantenha o mundo limpo“.

A última foto exibia o piloto em seu uniforme da Air Canada, com um lenço de bandeira palestina ao redor do pescoço. A conta sob a qual essas imagens foram compartilhadas, @Mostafa.ezzo.7, foi deletada.

As fotos postadas também foram denunciadas por usuários da rede X (antigo Twitter):

Segundo informou o Paddle Your Own Kanoo, a Air Canada agiu prontamente diante da situação, afirmando que as opiniões e a atividade nas redes sociais do piloto de forma alguma refletem a posição da companhia aérea.

Um porta-voz da Air Canada enfatizou: “Essa pessoa nunca foi autorizada a falar publicamente se identificando como funcionário da Air Canada, e foi retirada de serviço na segunda-feira.” A companhia aérea também expressou sua condenação à violência em todas as suas formas e ressaltou a gravidade do assunto.

Antes dos trágicos eventos do fim de semana, a Air Canada operava voos diretos entre Toronto e Montreal para Tel Aviv. No entanto, devido a restrições governamentais, a companhia aérea da Star Alliance suspendeu temporariamente suas operações em Israel.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias