Início Acidentes e Incidentes

Piloto incapacitado no cockpit pede a colega para desviar para outro aeroporto, em incidente grave

Ryanair
Imagem: Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0, via Flickr

No domingo, 26 de novembro, um incidente a bordo de um Boeing 737 da Ryanair resultou em um desvio de rota para outro aeroporto, após um dos pilotos ficar incapacitado no cockpit.

A ocorrência ocorreu durante o voo FR-3472, operado pela aeronave de registro EI-IHW, do Aeroporto de Londres-Luton, para Rzeszow, na Polônia. Conforme relatado pelo The Aviation Herald, a aeronave voava a uma altitude de 37 mil pés (cerca de 11,28 km), a aproximadamente 90 milhas náuticas a noroeste de Cracóvia, na Polônia, quando um dos pilotos ficou incapacitado.

Não foi detalhado que tipo de sintoma o piloto relatou, mas sua incapacidade de ajudar a voar o avião levou o colega a desviar a aeronave para o Aeroporto de Cracóvia, onde pousou com segurança na pista 25, aproximadamente 25 minutos após o relato inicial.

Trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – Imagem: RadarBox

As autoridades aeroportuárias estavam prontas para agir e uma ambulância aguardava a chegada da aeronave para fornecer assistência médica ao piloto afetado, conforme reportado pelo The Aviation Herald.

A Agência de Investigação de Acidentes Aéreos da Polônia (PKBWL) classificou o incidente como grave e iniciou uma investigação para determinar as circunstâncias exatas que levaram à incapacidade do piloto.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Leia mais:

Sair da versão mobile