Início Acidentes e Incidentes

Piloto que tentou derrubar avião usou cogumelos e tentou abrir a saída de emergência em voo

Mais detalhes surgiram do voo da Alaska que sofreu uma tentativa de sequestro de um piloto da própria empresa aérea.

No Boletim de Ocorrência feito pela Polícia da Autoridade Portuária de Portland, para onde voo que saiu de Everett para São Francisco foi desviado, é descrito os fatos tanto pelos pilotos que estavam em serviço como pelos comissários e pelo próprio autor dos crimes.

Durante o voo, o piloto Joseph Emerson, que viajava de carona na cabine, tentou acionar os extintores dos dois motores do Embraer E175 da Horizon Air, subsidiária da Alaska Airlines.

Os detalhes agora mostram que o próprio Emerson avisou, momentos antes, que não estava bem, apesar de ter tido uma conversa normal com os outros dois pilotos durante o início do voo. Ele acabou entrando em uma briga corporal com um dos pilotos que impediu ele de acionar os extintores, mas, apesar disso, ele saiu de maneira voluntária e sozinho da cabine após um dos pilotos dar a ordem.

Os comissários o acompanharam até a parte traseira da aeronave, onde ele tentou abrir uma das saídas de emergência em voo acionando uma alavanca. Ele foi detido pelos comissários e outros passageiros, algemado e amarrado.

Em seu depoimento, Emerson admitiu que teve um surto em voo e achou que algo estivesse errado. Ele trabalha na Alaska desde 2001 e disse que estava em depressão havia 6 meses, e que dormiu a última vez 40 horas antes do voo, sem dar detalhes do porquê da privação de sono.

O piloto também admitiu que fez uso de cogumelos que geram efeitos alucinógenos e que era a primeira vez que experimentava essa droga, que pode ter desencadeado o surto. Veja abaixo um trecho do BO obtido pelo jornalista aeronáutico Jon Ostrower:

Sair da versão mobile