Piloto russo preso nos EUA é trocado por estudante americano preso na Rússia

Foto de Guido Potters, GFDL, via Wikimedia

A Rússia e os EUA trocaram os condenados Trevor Reed e Konstantin Yaroshenko na quarta-feira (27), disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia à agência de notícias TASS.

“Como resultado do longo processo de negociações, o cidadão norte-americano Trevor Rowdy Reed, anteriormente condenado na Federação Russa, foi trocado em 27 de abril de 2022 pelo cidadão russo Konstantin Yaroshenko, condenado a 20 anos de prisão por um tribunal americano em 2010”, disse o Ministério.

O caso de Konstantin Yaroshenko

Konstantin Yaroshenko é um piloto de avião, proprietário da Rostavia (criada em 1998), que foi preso em 28 de maio de 2010, durante uma operação de agentes da Agência Antidrogas dos EUA (DEA) em cooperação com a polícia da Libéria.

Após sua captura, ele foi transportado secretamente para os EUA, configurando a primeira vez que um cidadão russo foi capturado por agências de inteligência dos EUA em um terceiro país. Ele foi acusado de organizar uma rede internacional de contrabando de cocaína para os Estados Unidos.

Em 19 de julho de 2020, a Rússia enviou uma nota ao Departamento de Estado dos EUA, acusando as agências de inteligência americanas de sequestro e violação da Convenção de Viena de 1963, sobre relações consulares e da convenção consular bilateral. Esses documentos afirmam que os Estados membros devem ser informados sobre a prisão de seus cidadãos em países terceiros. 

Mais tarde, o Secrtario de Estado dos EUA, Philip Crowley, pediu desculpas, dizendo que a Rússia não foi notificada devido a uma confusão técnica. Em 7 de setembro de 2011, Yaroshenko foi condenado a 20 anos de prisão. Ele rejeitou completamente todas as alegações, chamou sua prisão de provocação e seu caso criminal de fabricado.

A troca

Meses depois, a Rússia apresentou pedidos de extradição para Yaroshenko, mas esses pedidos foram negados. Em 2019, Moscou ofereceu a troca de Yaroshenko pelo cidadão americano Paul Whelan, condenado na Rússia por espionagem, mas não houve resposta. 

Agora, foi negociada a troca de prisioneiros, onde a Rússia libertará o estudante americano Trevor Reed, que foi condenado por agredir policiais em agosto de 2019 após ingerir bebida alcoólica. O cidadão americano negou sua culpa. Um tribunal de Moscou o considerou culpado de violência contra um representante da autoridade e o condenou a 9 anos de colônia penal e uma multa. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias