Pilotos abortam decolagem após perceberem estavam acelerando em direção a outro 787 ainda na pista

Os pilotos de um Boeing 787 da KLM abortaram a decolagem em Toronto no dia 22 de março, depois que os controladores perceberam que o jato estava acelerando em direção a um segundo 787 ainda na pista.

O evento, relatado pelo Conselho de Segurança de Transporte do Canadá (TSB) em um relatório de incidente de 10 de abril, destaca um preocupante incidente na pista em um momento em que os especialistas em segurança, notadamente nos EUA, buscam prevenir tais eventos.

O incidente no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto ocorreu por volta das 21:09 no horário local e envolveu dois 787. Segundo o TSB, a aeronave da KLM – um 787-10 com registro PH-BKC – estava parada no ponto de espera da pista 6L de Pearson, aguardando a autorização de partida, quando um 787-9 da LOT Polish Airlines (de registro SP-LSB) pousou na mesma pista.

Logo após o jato da LOT tocar o solo, os pilotos do 787 da KLM foram autorizados a alinhar na pista.

O TSB afirma que o jato da LOT “estava prestes a sair da pista na taxiway C5” quando os controladores de tráfego aéreo autorizaram o 787 da KLM a decolar. No entanto, conforme o jato acelerava, os pilotos da LOT decidiram taxiar ainda mais pela pista e sair na taxiway C7, que fica perto do final da pista.

A torre de controle de Pearson instruiu os pilotos da KLM a abortarem a decolagem, momento em que o jato estava acelerando na pista a cerca de 110 nós (240 km/h). Os pilotos diminuíram a velocidade do jato e taxiaram para fora da pista.

O caso segue em investigação e um relatório final deve ser emitido em breve.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias