Embraer vê no comércio eletrônico e na Ásia os maiores potenciais para os E-Jets cargueiros

Divulgação – Embraer

A Embraer planeja se conectar com o crescimento contínuo do comércio eletrônico para impulsionar seu recém-lançado programa de conversão do jato de passageiro E-Jet para cargueiro.

De acordo com o Flight Global, Marcelo Tocci, diretor do programa de conversão E-Jet da Embraer, explica que os E-Jets convertidos em cargueiros são “perfeitos” para o e-commerce, especialmente para atender comunidades menores.

Lançado em 2022, o programa de conversão de passageiros para cargueiros do E-Jet cobre a conversão tanto do E190 quanto do E195. O primeiro E190F realizou seu voo inaugural de teste em 5 de abril, e sua segunda saída foi realizada cinco dias depois. O E190F terá uma capacidade de carga de 10.700 kg, enquanto a do E195F será de 12.300 kg.

A certificação dos reguladores brasileiros, americanos e europeus está prevista para o segundo trimestre do ano, com a entrada em serviço em seguida.

A Embraer prevê um mercado global de cerca de 600 pequenos cargueiros nos próximos 20 anos. Desses, cerca de um terço irá para a Ásia-Pacífico, destacando a “imensa oportunidade” na região, diz Tocci. Ele acrescenta que a Embraer está “analisando cuidadosamente” as oportunidades no sudeste da Ásia, observando o crescimento das economias em países como o Vietnã.

Atualmente, a empresa tem um único cliente asiático para seu programa de cargueiro: o Lanzhou Aviation Industry Development Group na China, que assinou a compra de 20 E-Jet no Paris Air Show de 2023.

As conversões ocorrem na instalação da Embraer em São José dos Campos, com duas linhas atualmente operacionais. A empresa está montando mais duas linhas, com o objetivo de converter até 12 cargueiros por ano. Como parte do acordo com a Lanzhou Aviation, a Embraer também poderia estabelecer uma instalação de conversão na China.

Tocci sugere que a Embraer está aberta a várias opções para o trabalho de modificação na Ásia, incluindo a execução de conversões internamente, usando terceiros ou formando uma joint venture.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias