Início Acidentes e Incidentes

Pilotos alinham Airbus A330 com a lateral da pista, destroem 10 luzes na decolagem e não percebem o engano

Imagem meramente ilustrativa – Fonte: Piqsels

Um Airbus A330-300 da Turkish Airlines, de matrícula TC-LOC, que realizava o voo TK-1046 de Bucareste Otopeni (Romênia) para Istambul (Turquia) com 258 passageiros e 10 tripulantes, enfrentou um incidente durante a decolagem, indica um relato preliminar de investigação.

Airbus A330-300, igual ao envolvido na ocorrência

Segundo reportado pelo The Aviation Herald com base no relato de investigação, no dia 17 de abril, às 22:32 locais (19:32 UTC), os pilotos alinharam a aeronave com as luzes da borda direita da pista 26L de Bucareste, em vez das luzes da linha central.

O avião foi acelerado seguindo a linha de borda e assim continuou até decolar, prosseguindo o voo para Istambul, onde pousou sem maiores incidentes.

O avião decolando alinhado na lateral da pista – Imagem: FlightRadar24

Somente após o pouso e o taxiamento até o pátio é que a tripulação relatou problemas com o trem de pouso dianteiro. A aeronave permaneceu em solo em Istambul por 8 dias antes de retornar ao serviço.

O incidente foi classificado como grave e está sendo investigado. A Autoridade de Investigação e Análise de Segurança da Aviação Civil da Romênia (AIAS) relatou que o avião destruiu 10 luzes de borda da pista, além de danificar uma placa de informações da taxiway G.

A investigação levantará mais detalhes sobre as circunstâncias do incidente e buscará entender as causas que levaram ao alinhamento errado da aeronave para a decolagem, para a definição das medidas necessárias para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro.

Veja outros incidentes recentes semelhantes: