Pilotos da American Airlines vão usar novo aplicativo para assistir ao replay dos seus pousos

A American Airlines, a maior companhia aérea do mundo, é a primeira dos Estados Unidos a adotar o CEFA AMS, um aplicativo Electronic Flight Bag (EFB) que permite aos pilotos revisarem virtualmente os dados de voo em seus tablets após o pouso. O CEFA AMS (Aviation Mobile Services) é a primeira ferramenta de autoaperfeiçoamento que permite aos pilotos acessarem e revisarem seu voo após o pouso.

O comandante Neil Raaz, Diretor de Segurança de Operações da American Airlines, diz que o CEFA AMS é o próximo passo na abordagem baseada em dados da American para aprimorar incansavelmente a segurança. “Ao escolher o CEFA AMS, podemos avançar com a abordagem Safety-II de maneira prática em nossas operações. Esta nova capacidade progressiva de debriefing ajudará a promover uma cultura de autoaperfeiçoamento contínuo e a reforçar a mentalidade de segurança em primeiro lugar da American em cada um dos voos”.

“Estamos muito satisfeitos com a parceria com a American Airlines, que estabelece o padrão quando se trata de segurança de voo”, disse Dominique Mineo, CEO da CEFA Aviation, uma empresa de software com sede na França especializada em segurança e treinamento de pilotos. “Ser capaz de implantar nossa inovação nos Estados Unidos era uma de nossas principais ambições. Hoje temos a oportunidade de trabalhar com uma companhia aérea comprometida com os mais altos padrões de segurança e, além da abordagem de segurança convencional, visando a implementação do Safety-II”.

A implementação da capacidade de repetição de voo é um marco para a American. Ele demonstra sua vontade de inovação, bem como um forte desejo de liderar a mudança na capacitação do piloto por meio de maior acesso e conscientização dos dados operacionais de voo.

“Essa nova parceria criará uma abordagem totalmente nova para a segurança proativa em operações aéreas e demonstra o compromisso de ambas as organizações em serem líderes do setor em segurança da aviação”, disse a nota pública.

Outras empresas aéreas do mundo já usam essa tecnologia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias