Pilotos de avião mudam 3 vezes o destino após problemas nos controles de voo

Avião Boeing 777-300ER Emirates
Boeing 777-300 semelhante ao envolvido no incidente – Imagem: NMOS332 / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um incidente envolvendo um Boeing 777 da Emirates foi registrado nesta semana, quando a aeronave teve problemas em voo, necessitando que os pilotos solicitassem três desvios antes de declararem emergência.

A ocorrência aconteceu com o Boeing 777-300 registrado sob a matrícula A6-EQD, que estava realizando o voo EK-225 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para São Francisco, nos Estados Unidos, na última terça-feira, 18 de janeiro.

De acordo com informações do The Aviation Herald, a aeronave decolou com 246 passageiros a bordo e seguiu normalmente sua rota. Entretanto, quando a 34 mil pés (cerca de 10,36 km) de altitude, a tripulação relatou problemas nos controles de voo do Boeing 777 e solicitou um desvio para Murmansk, na Rússia, cidade a cerca de 1.295 quilômetros de onde estavam.

Após passados 20 minutos, a tripulação pediu um novo desvio, desta vez, para Ekaterinburg, também na Rússia, distante a 1.574 quilômetros. Novamente, após 30 minutos, os pilotos solicitaram mais um desvio, sendo agora a cidade russa de São Petersburgo.

Cerca de 105 minutos depois de definir o curso para São Petersburgo, a tripulação declarou emergência. Dados das plataformas de rastreamento online mostram a aeronave chegando ao destino alternado e a trajetória de todo o voo.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem? FlightRadar24

Após 45 minutos desde ter declarado emergência, os pilotos pousaram a aeronave na pista 28L do Aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo, sem novas intercorrências. O Boeing 777 permaneceu em solo até o dia de hoje (21), tendo realizado um voo de volta para Dubai.

Até o momento não há informações sobre o que teria causado os problemas de controle de voo da referida aeronave.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias