Qatar Airways joga na imprensa vídeo inédito que mostra defeitos na pintura dos Airbus A350

Pela primeira vez em meses de reclamações, a Qatar Airways mostrou publicamente quais são os defeitos na pintura dos Airbus A350, dos quais reclama com irritação e os quais já lhe fizeram manter no chão 21 unidades do modelo. As imagens vieram à tona como parte do processo legal contra a Airbus no Supremo Tribunal da Inglaterra.

Uma pequena audiência aconteceu hoje (20), na qual a empresa apresentou o vídeo abaixo.

“Como este vídeo mostramos claramente. Esses defeitos não são superficiais e um dos defeitos faz com que o sistema de proteção contra raios da aeronave seja exposto e danificado, outro defeito deixa a estrutura composta subjacente exposta à umidade e luz ultravioleta, e outros defeitos incluem rachaduras no compósito e danos em torno de um alto percentual de rebites na fuselagem da aeronave”, disse a empresa. 

Assista ao vídeo abaixo:

“Congratulamo-nos com a decisão do tribunal de agilizar esta questão e ordenar uma audiência em abril, em um esforço para trazer uma resolução mais rápida para a disputa. Continuamos a acreditar fortemente que a Airbus deve realizar uma investigação completa dessa condição para estabelecer conclusivamente sua causa raiz, a fim de estabelecer se qualquer solução de reparo proposta corrigirá o problema e garantirá nenhum risco à aeronavegabilidade da aeronave”, segue a nota.

A Airbus respondeu buscando cancelar um contrato totalmente separado para a entrega de 50 aeronaves A321neo. Confirmamos que estamos cumprindo todas as nossas obrigações sob todos os contratos. Portanto, é motivo de grande pesar e frustração que a Airbus tenha tomado a decisão de escalar essa disputa. Continuamos a instar a Airbus a realizar uma análise de causa raiz para os defeitos, conforme necessário”, conclui.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Maior empresa de leasing de aviões do mundo abre primeiro processo...

0
A maior empresa de leasing de aeronaves do mundo, AerCap, entrou com uma ação em um tribunal de Londres contra a subsidiária holandesa