Pilotos de avião Boeing 737 iraquiano pousam em pista fechada enquanto operários estavam trabalhando

Boeing 737-800 da Iraqi – Imagem: Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0 via Wikimedia

Um Boeing 737-800 da Iraqi Airways, perfazendo o voo IA-113, proveniente de Najaf, no Iraque, pousou numa pista fechada (a 11L) no Aeroporto Internacional Imam Khomeini, em Teerã, no dia 1 de maio de 2024. A aeronave estava autorizada a aterrissar na pista 11R, mas aterrou erroneamente na pista vizinha por volta das 16:40, hora local.

O avião completou a paragem sem incidentes adicionais e depois realizou uma manobra de cerca de 135 graus para sair da pista pela saída de alta velocidade.

Como informa o The Aviation Herald, informações iniciais sugerem que a tripulação, acostumada a pousar na pista 29R, ficou confusa quando a pista foi alterada para a 11R. A pista 11L/29R estava fechada e sinalizada como tal devido a obras em andamento, com trabalhadores atuando nas cabeceiras da pista.

Não houve feridos nem danos à aeronave decorrentes incidente e o Conselho de Investigação de Acidentes do Irã (AAIB) abriu um inquérito para investigação do incidente.

No dia 8 de maio de 2024, o The Aviation Herald recebeu o relatório preliminar do AAIB iraniano, tanto em persa como em inglês. De acordo com o relatório, o voo foi autorizado pelo controlador de radar a seguir o padrão normal de chegada, a STAR 1-2, SAV 1R. Posteriormente, a tripulação anunciou que precisaria fazer uma órbita para perder altura, mas o controlador pediu que descessem de acordo com o perfil estabelecido, ao qual a tripulação concordou.

O controlador de torre autorizou a aterrissagem na pista 11R, informando ao piloto a condição de vento de 120 graus a 18 nós. O comandante confirmou primeiro a “pista 11R” e, em seguida, imediatamente “pista 11L”, mas o controlador falhou em perceber a última leitura errada. Logo em seguida, o voo aterrou na pista não autorizada 11L, que estava fechada para obras, e entrou na taxiway antes de chegar à área de obras.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias