Pilotos protestam na Holanda contra voos com apenas um aviador na cabine

Foto – DepositPhotos

Pilotos holandeses e outros europeus protestaram no Aeroporto de Amsterdã contra a iniciativa de ter apenas um aviador na cabine de comando. A medida, que ainda não está em vigor e depende principalmente das autoridades aeronáuticas certificarem um avião de grande porte para operação com apenas um piloto, causa receio entre os aviadores.

Hoje apenas jatos menores como o Embraer Phenom 100 ou equivalentes podem ser pilotados apenas por um piloto, mas desde que seja em operação privada, sendo proibido realizar voos comerciais com apenas um aviador em táxi aéreo ou companhia aérea regular.

Segundo o portal NL Times reporta, os pilotos protestam no Aeroporto Schiphol sobre “um desenvolvimento terrível na aviação que vai contra estudos internacionais”.

Eles citam que, apesar da tecnologia estar bastante avançada, ainda falta o fator humano que envolve criatividade, resiliência, liderança e trabalho de equipe para resolver os problemas, além claro do instinto de sobrevivência.

A EASA, autoridade aeronáutica europeia, reafirmou que é totalmente irrealista pensar que nos próximos 10 anos aeronaves grandes sejam certificadas para voar com apenas um piloto, dado que o nível de automação hoje está muito longe de ser o ideal para substituir um piloto, como aconteceu no passado com o Engenheiro de Voo, que era o 3º aviador na cabine de comando.

Os pilotos que protestaram sabem que isso não ocorrerá a curto ou médio prazo, mas com a manifestação pretendem levantar o assunto, e pedir que as aéreas e fabricantes foquem na saúde mental dos pilotos, e maneiras de aliviar a carga de trabalho sem cortar uma pessoa da cabine.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias