Pistas de pouso de três aeroportos, no Nordeste, Sul e Sudeste, recebem serviços da Infraero

Veículo de desemborrachamento de pista – Imagem: Infraero

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa que mais três aeroportos brasileiros passam a reforçar a segurança em suas pistas de pousos e decolagens por meio dos serviços por ela prestados.

Segundo a empresa estatal, foi concluído o serviço técnico de medição de atrito na pista do Aeroporto Internacional de Natal, em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. O trabalho foi realizado por meio de contrato firmado com a concessionária Inframerica, que ainda é operadora do aeroporto até a transição para a nova administradora Zurich Airport.

A medição de atrito é necessária para a verificação e o monitoramento do nível de aderência entre o pneu da aeronave e o pavimento, de modo a garantir maior segurança das operações.

Veículo de medição de atrito de pista – Imagem: Infraero

Já nas regiões Sul e Sudeste, a Infraero concluiu os serviços técnicos de manutenção para a remoção de borracha das pistas de pouso e decolagem dos Aeroportos de Florianópolis (SC) e Vitória (ES). As atividades foram contratadas pela Concessionária do Aeroporto Internacional de Florianópolis, que faz parte da Zurich Airport, administradora dos dois aeroportos.

O trabalho de remoção de borracha, também chamado de desemborrachamento, é uma atividade de manutenção que consiste na retirada da borracha, deixada pelos pneus no momento do pouso das aeronaves, sem danificar a superfície do pavimento, garantindo as boas condições de aderência dos pavimentos das pistas de pousos e decolagens.

“Com a expertise da Infraero em atividades de operações aeroportuárias e de manutenção, oferecemos aos aeroportos públicos e privados diversas soluções customizadas, adequadas ao porte e às necessidades de cada terminal”, disse o superintendente de Gestão da Manutenção da Infraero, Ricardo Miranda.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias