Planalto será reformado para receber outras aeronaves além de helicópteros

Divulgação – FAB

O heliponto que atende a Presidência da República passará por uma reforma em breve, e estará apto a receber não apenas helicópteros.

Hoje o heliponto do Palácio do Planalto fica num dos estacionamentos da sede do poder executivo, e é utilizado principalmente pelo Airbus H145 (VH-35) para levar o Presidente para outros pontos de Brasília ou até a Base Aérea.

Mas uma reforma pretende não apenas revitalizar o aerodrómo, mas também ampliar a capacidade dele para receber os chamados veículos voadores, que são os eVTOLs, a sigla em inglês que significa “aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical”.

Segundo o Estadão revela, foi aberta uma licitação com valor máximo de R$769 mil para adaptar o local para que receba não apenas os helicópteros atuais da presidência, mas também “futuros vetores que poderão ser utilizados para o transporte do senhor presidente da República”.

O novo heliponto deverá ter 412m2 para suportar aeronaves de até 15 metros de comprimento. Modelos específicos de aeronaves para referências no projeto não foram colocados no edital.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

IATA lança pesquisa global de 2024 e convida passageiros de avião...

0
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) acaba de lançar a edição 2024 de sua Pesquisa Global de Passageiros (GPS), um convite