Plataforma de rastreamento de voos é banida do Twitter após mudança em política

Depois do Twitter mudar sua política, na tarde de ontem (14), para não mais permitir publicações com rastreamento de voos em tempo real, sob pena de suspensão dos perfis dos usuários, o serviço de monitoramento ADS-B Exchange teve sua conta retirada do ar.

O ADS-B Exchange é uma plataforma que apresenta voos em tempo real em todo o mundo, usando uma base não filtrada, isto é, usando dados brutos e sem bloqueios, de modo que é possível rastrear todas as aeronaves com um equipamento ADS-B ativo.

Tal fato, incomoda proprietários de aviões privados de todo o mundo, que se queixam de falta de privacidade, embora o dado emitido pelo equipamento da bordo das aeronaves seja atualmente considerado público. Elon Musk, o atual dono do Twitter, por exemplo, já se queixou de ter informações de seu jato executivo sendo publicadas na rede.

Por ora, as demais plataformas de rastreamento, como FlightRadar24 e Radarbox, seguem com suas contas ativas na rede social. A diferença do ADS-B Exchange para essas duas plataformas é que essas últimas filtram os dados e, portanto, não mostram voos de aeronaves cujos proprietários tenham solicitado para que sejam ocultadas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Momento em que Airbus A319 toca a pista no Aeroporto de...

0
O A319 chegou a tocar na pista 35L com as rodas do trem de pouso principal, mas o toque ocorreu além da zona ideal, indicada pelas marcas