Por escolha unânime, Conselho Internacional de Aeroportos adota 3 resoluções para a sustentabilidade da aviação

Imagem: Divulgação ACI World

O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World) informa que seus membros aeroportuários adotaram, por unanimidade, durante a Assembleia Geral Anual da entidade na quarta-feira, 22 de maio, três resoluções destinadas a garantir um sistema de aviação seguro e sustentável à medida que a procura por viagens aéreas continua a aumentar.

As três resoluções são as seguintes:

– Segurança e proteção nos aeroportos como facilitadores fundamentais do crescimento sustentável;

– Capacitar o sistema aeroportuário para atender ao crescimento futuro;

– Descarbonização da aviação e ação climática nos aeroportos.

Segundo o diretor-geral e CEO de ACI World, o brasileiro Luis Felipe de Oliveira, o tráfego global de passageiros está prestes a disparar, com projeções próximas de 20 bilhões até 2042, dobrando as estimativas para 2024.

“Acomodar esse crescimento exponencial de forma segura e sustentável exige colaboração em todo o sistema de aviação, incluindo os governos. Juntos, devemos garantir capacidade suficiente, manter a segurança e a proteção e cumprir as metas de saldo líquido zero de emissões da aviação. A adoção unânime das resoluções demonstra o compromisso dos aeroportos de todo o mundo com o crescimento sustentável, e agradecemos aos membros do ACI por nos apoiarem de forma coletiva. A colaboração não é apenas essencial; é o único caminho a seguir”, disse Oliveira.

Segurança e proteção nos aeroportos como facilitadores fundamentais do crescimento sustentável

Ao reconhecer que o crescimento sustentável e a longo prazo da aviação exige a manutenção dos mais elevados níveis de segurança e proteção, esta resolução apela a uma colaboração reforçada entre aeroportos, autoridades da aviação civil, governos, organizações internacionais e parceiros financiadores para aprimorar os padrões globais da aviação.

Isto inclui aumentar os aeródromos certificados, melhorar as medidas de segurança através de iniciativas de capacitação e investir no desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada na aviação.

Os aeroportos são incentivados a continuar a apoiar o Programa de Revisão por Pares ACI APEX, que ajuda a indústria a otimizar suas operações e conformidade regulatória, bem como a elevar os padrões da aviação em todo o mundo.

Capacitar o sistema nos aeroportos para atender ao crescimento futuro

Ao reconhecer que a capacidade de solo e do espaço aéreo representa um dos maiores desafios para acomodar a procura futura de viagens aéreas, esta resolução apela aos aeroportos, aos governos e a outras partes interessadas importantes, como os operadores aéreos e os prestadores de serviços de navegação aérea, para que priorizem a colaboração na maximização da utilização da capacidade do sistema. Isto inclui, através de políticas, acesso a financiamento oportuno e melhorias operacionais e técnicas.

O programa de Melhoria da Capacidade do Sistema Aeroportuário (Airport System Capacity Enhancement – ASCE), do ACI World e da Organização Mundial de Serviços de Navegação Aérea Civil (CANSO), continua a ser um recurso fundamental para otimizar o uso da capacidade do sistema aeroportuário, tanto no ar como no solo.

Descarbonização da aviação e ação climática nos aeroportos

Ao observar o compromisso dos aeroportos com a meta de zerar o saldo líquido das emissões de carbono da indústria, esta resolução insta os governos e as partes interessadas da aviação a priorizarem a adoção dos combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), juntamente com o investimento em novas tecnologias de propulsão, como aeronaves elétricas e híbridas, e infraestruturas aeroportuárias associadas.

A resolução sublinha a necessidade de abordagens globais unificadas para a descarbonização da aviação, incluindo a garantia de um fornecimento suficiente de energia verde aos aeroportos e o incentivo à adaptação climática e ao desenvolvimento de infraestruturas de mitigação por meio de mecanismos financeiros apropriados.

Juntando-se à série de recursos ambientais do ACI, incluindo o Programa ACI Airport Carbon Accreditation, o ACI World lançou a publicação Orientação sobre Descarbonização de Aeroportos, um documento complementar, que fornece orientação sobre a construção de um roteiro para a descarbonização, envolvimento das partes interessadas e aspectos econômicos e financeiros.

A Assembleia Geral ocorreu durante a Conferência Anual do ACI World / Ásia-Pacífico e Oriente Médio – o mais importante encontro global de líderes aeroportuários – que acontece entre 21 e 23 de maio em Riad, Arábia Saudita, que tem como anfitriã a Riyadh Airports Company.

Informações do ACI

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Copo meio cheio no assento da vizinha faz passageira reclamar de...

0
Uma passageira da American Airlines utilizou o TikTok para criticar a companhia por não ter serviço de bebidas no voo durante um episódio