Por ter voado para a Rússia com jatinho feito nos EUA, empresa turca leva alta multa dos americanos

Gulfstream G650ER de Charly W. Karl

A empresa de charter da Turquia, Air Sapphire, foi multada em US$ 285.000 pelo Departamento de Comércio dos EUA, mais precisamente pelo Bureau de Indústria e Segurança (BIS). A penalização decorre por a companhia ter organizado pelo menos dois voos charter para a Rússia sem a necessária licença de exportação.

Em outubro de 2023, a Air Sapphire adquiriu um Gulfstream GIV-SP produzido nos EUA, modelo TC-GLF (msn 1481). Posteriormente, conduziu pelo menos dois voos charter para a Rússia: um em 13 de outubro de 2023 do Aeroporto de Istambul-Atatürk para o Aeroporto de Tyumen Roschino, e outro em 21 de janeiro de 2024, de Malé para um dos aeroportos de Moscou.

Ambos os voos charter foram realizados a favor de cidadãos russos (ainda que o passageiro do voo de janeiro tenha utilizado um passaporte cipriota), mas foram pagos usando provedores de serviço de terceiros não-russos.

Admitindo a ilegalidade, a empresa turca dividiu a multa em prestações pagáveis até 29 de agosto de 2025.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias