Quatro antigos aviões Fokker 100 da companhia aérea falida Montenegro Airlines estão sendo vendidos e os interessados em adquirir uma aeronave com belos descontos já podem se preparar para fazer suas ofertas. As aeronaves estão à venda com preço inicial a partir de 85 mil euros e o prazo para aceitação das propostas se encerra no dia 8 de novembro.
Embora os Fokkers já estivessem disponíveis para compra no início deste ano, nenhum deles foi arrematado. Por essa razão, os preços iniciais foram reduzidos pela metade.
Contudo, é importante considerar que, devido ao longo período de inatividade, será necessário arcar com custos adicionais de transporte a partir de Podgorica, já que as aeronaves não estão mais em condições de voar.
A Montenegro Airlines teve sua falência decretada no final de 2020, como consequência direta da crise causada pela pandemia de COVID-19. Em seguida, ela foi substituída por outra companhia aérea estatal, a Air Montenegro, que adquiriu alguns Embraer E-195 da empresa falida.
No momento da falência, apenas um Fokker 100 ainda estava em operação na Montenegro Airlines. Tratava-se do 4O-AOM, com 30 anos de idade. As demais aeronaves estavam fora de serviço havia anos e a companhia aérea foi uma das últimas na Europa a utilizar esse modelo holandês de fabricação.
Além das aeronaves, o leilão também inclui a venda de diversos móveis, motores de aviões individuais e uma grande quantidade de veículos terrestres. Os Fokkers estão sendo ofertados a partir de 85.000 euros para o modelo mais barato e 116.000 euros para o mais caro.