Pratt & Whitney Canada comemora 1 bilhão de horas de seus motores e 60 anos da família PT6

Motor GTF Advantage – Imagem: Pratt & Whitney

A Pratt & Whitney Canada (P&WC), unidade de negócios da Pratt & Whitney, empresa especializada em design, fabricação e manutenção de motores de aeronaves e helicópteros e unidades auxiliares de energia, informa que seus produtos alcançaram o total de um bilhão de horas de voo desde a formação da empresa há quase 100 anos, em 1928.

Os motores P&WC impulsionam missões em um portfólio diversificado no mundo todo, incluindo Aviação Executiva, Aviação Geral, Aviação Regional, Aviação de Helicópteros e Unidades Auxiliares de Potência.

Ao longo desse tempo, mais de 110.000 motores foram produzidos, com mais de 66.000 atualmente em serviço, movendo mais de 16.000 clientes.

“A aviação tem o poder de mudar o mundo. Nossos motores alimentam aeronaves que beneficiam milhões de pessoas todos os dias”, disse Maria Della Posta, presidente da Pratt & Whitney Canada. “A cada segundo, uma aeronave movida a P&WC decola ou pousa em algum lugar do planeta, seja conduzindo comércio, reunindo famílias ou impulsionando missões humanitárias, serviços médicos de emergência ou missões de busca e resgate. Atingir um bilhão de horas de voo foi possível graças à equipe dedicada da Pratt & Whitney Canada, juntamente com nossos clientes, fornecedores e a extensa comunidade da P&WC. Estamos ansiosos para comemorar essa conquista com eles este ano.”

PT6: Um legado de 60 anos de desempenho e inovação

Motor PT6 – Imagem: Pratt & Whitney

A família de motores PT6 – a mais predominante e versátil na aviação – está comemorando 60 anos de excelência e inovação. Ela foi adotada por aeronaves de asas fixas e helicópteros em todo o mundo.

Com mais de 64.000 motores PT6 produzidos desde a sua introdução em 1963, alimenta mais de 155 diferentes aplicações de aviação. O PT6 é reconhecido pelo desempenho de motor, confiabilidade e disponibilidade de despacho, tendo atingido 500 milhões de horas de voo.

“Nosso motor PT6 permanece na vanguarda do cenário da aviação, trazendo conquistas revolucionárias em desempenho, sistemas de controle e inteligência de dados”, acrescentou Della Posta. “O PT6 atual é até quatro vezes mais potente, tem uma relação peso-potência 50% melhor e um consumo específico de combustível até 20% melhor em comparação com o motor original. Cada novo modelo é desenvolvido e projetado com uma missão, plataforma e cliente específicos em mente, ao mesmo tempo em que buscamos uma pegada ambiental reduzida”.

A evolução tecnológica do motor PT6 nunca foi tão evidente como nos últimos anos. A mais recente família de motores, a PT6 E-Series, é a primeira com hélice eletrônica integrada de canal duplo e sistema de controle do motor na aviação geral.

O PT6 também é o único motor turboélice do mundo aprovado para as regras de voo por instrumentos monomotores (SEIFR) em voos comerciais de passageiros na Europa, América do Norte, Nova Zelândia e Austrália.

A Pratt & Whitney Canada finaliza afirmando que, com base em seu espírito inovador, está empenhada em garantir que o PT6 continue sendo o motor preferido de seus clientes e da indústria no futuro.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aeroporto de Viracopos

Iniciado pelo Aeroporto de Viracopos o Projeto “Guardiões de VCP”, voltado...

0
A ação consiste na realização de atividades e palestras que visam promover a conscientização sobre os perigos das interferências externas