Prefeito de Uberlândia conversará com a Aena para que o aeroporto seja também um grande centro de carga aérea

Aeroporto de Uberlândia – Imagem: Google Earth

Em vídeo publicado em suas redes sociais no dia de ontem, quarta-feira, 3 de janeiro, o Prefeito de Uberlândia, cidade no Triângulo Mineiro, reproduz cenas de uma entrevista na qual falou sobre as tratativas para que o Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato tenha foco também em ser um grande centro de carga aérea, e não apenas de passageiros.

No final de 2023, Odelmo Leão falou sobre os trabalhos que serão feitos para a ampliação das instalações de passageiros, e associou o assunto às conversas que terá com a concessionária Aena neste início de 2024 para incluir uma infraestrutura para a logística de cargas.

“Nós estamos trabalhando 24 horas de mão dada com a Aena e a Prefeitura do Uberlândia, a Secretaria de Planejamento, a Secretaria de Trânsito, porque, pelo projeto que a Aena veio, haverá a mudança da estação [terminal] de passageiros, que é do lado de cá, para o outro lado, e será uma estação para 3 milhões de passageiros. Então você já começa a ter que pensar na mobilidade urbana. Como você vai chegar lá?”, explicou o Prefeito.

Ainda sobre o aspecto do segmento de transporte de passageiros, ele complementou: “No mês de janeiro, a Aena virá com o seu presidente e nós vamos sentar para poder finalizar essa discussão. Porque o pensamento da Aena é começar essa obra no segundo semestre do ano que vem. E o projeto deles é fazer essa obra em 30 meses. É um investimento próximo a 400 milhões de reais. O acostamento [pátio de estacionamento] é para oito aeronaves. Podemos chegar a 40 voos diários na cidade de Uberlândia.”

E sobre o segmento de transporte aéreo de cargas, Odelmo disse: “Está lá na minha mesa para analisar um documento para a Aena fazendo algumas solicitações ao presidente, como também para as companhias de aviação. Porque nós queremos não só o passageiro, mas nós queremos também transformar o nosso aeroporto em aeroporto de cargas. E para isso nós já estamos projetando, conversando com a Aena. Empresários já estão nos procurando, entendeu? Inclusive um grande empresário que mexe aqui nessa área de transporte.”

Então nós estamos trabalhando para que realmente nós possamos ter um aeroporto que atende passageiro e a carga com comodidade”, finalizou o Prefeito.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias