Um dos clássicos da aviação mundial está hoje no Brasil devido a uma visita de estado muito importante, da vizinha Argentina.
Com a matrícula T-04, o Boeing 737-500 de uso presidencial argentino foi fabricado em 1993 e voou na Malásia, Índia e França, antes de passar à frota da estatal Aerolíneas e, por fim, ser adquirido pela Fuerza Aérea Argentina em 2014.
No Brasil, este modelo operou apenas na Varig e na Rio-Sul, sendo a variante do 737 menos utilizada no país.
Hoje, ele serve como avião presidencial argentino, até a chegada de um “novo” 757-200 para substituir o antigo “Tango Uno”, que serviu como principal avião da república, exceto no período em que foi aposentado por Macri e deixado em um aeroporto ao relento.
A visita de hoje é do presidente argentino Alberto Fernández, que veio ao Brasil após ter falta de dólares no seu país, em busca de financiamento com o Governo Lula, principalmente através de pesos argentinos ou reais brasileiros, evitando mais exposição ao dólar.
O 737-500 chegou em Brasília no final da manhã, e o presidente argentino foi recebido com honras militares. Veja o vídeo da chegada:
🇧🇷🇦🇷 Alberto Fernández chega a Brasília para encontro com Lula.
— Eixo Político (@eixopolitico) May 2, 2023
Os dois líderes devem tratar sobre a crise argentina e negociar o financiamento de importações sem a necessidade de pagamento em dólares. pic.twitter.com/5OvTpg5wrM