Presidente turco inaugura “aeroporto ilegal” de Ercan, no Chipre ocupado

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, participou da cerimônia de inauguração do novo aeroporto de Ercan na não reconhecida República Turca do Chipre do Norte (TRNC) na quinta-feira. Ele expressou esperança de que em um futuro próximo voos internacionais sejam feitos a partir de seu território e pediu o fim do isolamento da parte turca da ilha.

“Não estão longe os dias em que o novo terminal e sua pista estarão abertos para voos internacionais. Repito meu apelo para que não haja tensão em Chipre”, disse Erdogan. Para os turcos, os voos entre a Turquia e o norte do Chipre são considerados domésticos.

O Aeroporto de Ercan foi projetado para atender cerca de 10 milhões de passageiros por ano. Pode receber aeronaves de todos os tipos. Os investimentos no projeto ultrapassaram € 400 milhões.

Chipre está dividido em linhas nacionais desde a invasão armada da Turquia em 1974, provocada por um golpe de estado por partidários da anexação da ilha à Grécia. Como resultado das hostilidades, cerca de 37% do território de Chipre ficou sob controle turco, no qual o TRNC foi formado em 1983.

A parte sul da ilha permaneceu sob o controle da República de Chipre, povoada principalmente por cipriotas gregos. As repetidas tentativas das partes para resolver o problema de Chipre falharam até agora. Gregos e parte dos sul-cipriotas entendem a ocupação do norte e a pressão da Turquia colo ilegais.

Em 24 de abril de 2004, foram realizados referendos na República de Chipre e na TRNC sobre a aprovação do plano de unificação proposto pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan. O plano previa a criação de um estado federal, composto por duas partes autônomas. 

O plano não foi aprovado: 65% dos cipriotas turcos votaram a favor, 75% dos cipriotas gregos votaram contra. Como resultado, em 1º de maio de 2004, apenas a República de Chipre aderiu à UE. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias