Prestes a decolar, dois grandes aviões colidiram ao lado da pista neste sábado no Aeroporto de Haneda, em Tóquio

Imagem: Kyodo via REUTERS

A mídia japonesa reporta neste sábado, 10 de junho, que dois grandes aviões de passageiros colidiram durante o deslocamento de solo no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, causando o fechamento de uma das pistas.

O acidente ocorreu por volta das 11h00 (hora local) e envolveu uma aeronave da taiwanesa EVA Air, com 207 passageiros e tripulantes, e uma da tailandesa Thai Airways, com 264 pessoas a bordo. Não há relatos de feridos.

Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram o local em que houve o incidente e as matrículas dos dois jatos envolvidos:

Imagem: FlightRadar24

O avião da EVA Air, registrado sob a matrícula B-16340, é um Airbus A330-300. Ele partiria para o voo BR-189, com destino a Taipei, em Taiwan. O equipamento da Thai Airways, de matrícula HS-TEO, é do mesmo modelo, e partiria para o voo TG-683, com destino a Bangkok, na Tailândia.

As trajetórias dos dois A330, até o ponto da colisão e o posterior deslocamento de volta para o pátio, podem ser vistas nas imagens a seguir:

Imagem: FlightRadar24
Imagem: FlightRadar24

Um pedaço do dispositivo de ponta de asa do avião da Thai Airways foi quebrado no contato entre os aviões, e imagens da NHK mostraram a peça sendo recolhida por um funcionário do aeroporto.

Imagem: NHK

Autoridades aeroportuárias disseram que algumas vias foram fechadas para investigação e reabertas pouco depois das 13h00.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aeroporto de Cruzeiro do Sul (AC) passará a ter voos diurnos...

0
A iniciativa da GOL é um passo significativo na ampliação e modernização do transporte aéreo no estado, atendendo a uma demanda da população.