Prestes a decolar, piloto deixa Airbus A320 sair na terra e avião afunda

Um incidente envolvendo uma aeronave de passageiros foi registrado recentemente, no qual o jato sofreu uma excursão de pista momentos antes da decolagem, afundando na terra.

Cena do vídeo que você verá logo abaixo nesta matéria

Segundo dados reportados pelo The Aviation Herald, a aeronave envolvida na ocorrência é um Airbus A320, registrado sob a matrícula EP-FQP, da companhia aérea iraniana Qeshm Air.

A aeronave iria cumprir o voo regular QB-2216, entre as cidades de Najaf, no Iraque, e Teerã, no Irã, transportando 31 passageiros e 10 tripulantes, nesta quarta-feira, dia 4 de agosto.

Ao taxiar para decolar a partir da pista 10 do Aeroporto Internacional Al Najaf, o piloto do A320 não comandou corretamente o jato ao realizar uma curva de acesso à cabeceira da pista, realizando uma manobra muito estreita.

Ao realizar a curva fechada, o trem de pouso principal esquerdo da aeronave acabou saindo para o canteiro de terra próximo à pista e o trem de pouso direito continuou sobre a área pavimentada, mas sem a possibilidade de continuar o deslocamento.

Como pode-se observar no vídeo a seguir, a aeronave ficou travada na terra e o motor esquerdo bem próximo ao solo. Os passageiros precisam desembarcar na pista de taxiamento, e as autoridades auxiliaram na ocorrência.

Em nota, a Autoridade de Aviação Civil do Irã confirmou que a aeronave estava alinhando para decolar quando uma roda afundou no acostamento de terra da pista, e que todos os passageiros desceram com segurança. Uma aeronave substituta foi enviada para Najaf.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias