Previsto para o final de 2023, primeiro voo do avião supersônico XB-1 da Boom deve ocorrer no início de 2024

Imagem: Boom Supersonic

A norte-americana Boom Supersonic informa que, à medida que 2023 chega ao fim, o avião demonstrador supersônico XB-1 completou vários marcos pré-voo e agora está se preparando para testes de taxiamento em alta velocidade, que ocorrerão assim que a aeronave estiver totalmente liberada para voar – agora planejado para o início de 2024.

O XB-1 é o precursor para as tecnologias que serão empregadas no avião comercial Overture da Boom, considerado o “novo Concorde” da aviação moderna.

Nos últimos 12 meses, o XB-1 recebeu seu certificado de aeronavegabilidade da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), completou uma extensa Revisão de Prontidão de Voo (FRR) e executou com sucesso uma série de testes integrados de solo e taxiamento.

Também foram descobertos desafios imprevistos e, segundo ressalta a fabricante, nenhum marco do XB-1 é mais importante que a segurança. “Embora o desenvolvimento de novas aeronaves envolva inerentemente riscos, testamos minuciosamente e dedicamos tempo para garantir que atingimos nossos altos padrões de segurança e desempenho, mesmo quando isso ocorre às custas do cronograma”, afirma a Boom.

Recentemente, os testes revelaram três oportunidades para melhorar o XB-1. Em cada caso, foi dedicado o devido tempo para abordá-los. Isso incluiu a atualização do trem de pouso do XB-1 (para maior confiabilidade), otimização das entradas de ar do motor (para maior resistência ao estol do motor) e ajuste dos amortecedores do XB-1 (para melhor estabilidade e controle).

Agora implementadas, essas otimizações da aeronave movem o primeiro voo do XB-1 para o início de 2024. Esses aprendizados refletem o propósito central do XB-1: cada um representa avanços técnicos que abrem o caminho para uma entrega tranquila e bem-sucedida de avião supersônico Overture.

“Embora não tenhamos visto o XB-1 decolar este ano, esse momento histórico agora é iminente”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic. “Sempre soubemos que construir o primeiro jato supersônico desenvolvido de forma independente seria um desafio e continuo orgulhoso de nosso progresso em direção ao voo supersônico.”

XB-1 agora em configuração de voo

No início de novembro, foi conduzida a Revisão de Prontidão de Voo (FRR) do XB-1, uma avaliação extensiva da preparação da aeronave para operações de voo seguras. Em dezembro, o XB-1 avançou em sua configuração de voo, o que significa que todos os desafios de configuração conhecidos na aeronave foram resolvidos e mais testes serão focados na confirmação da prontidão para o voo.

Até o momento, os extensos testes de solo do XB-1 incluíram eventos de teste de táxi de até 94 nós (174 km/h), testes de vibração no solo, testes de sistema de combustível, testes de operabilidade do motor, testes de arrasto e vários eventos de teste de motor, incluindo exercício completo dos três motores J85 do XB-1.

Olhando para os próximos passos

A partir do início de 2024, o XB-1 iniciará sua fase de testes de táxi de alta velocidade, que, quando concluída com segurança e sucesso, levará ao primeiro voo.

A Boom destaca que, desde o início, estabeleceu e atendeu a rigorosos critérios de segurança para o XB-1. Com o avião em sua configuração de voo, a equipe voltou sua atenção para testes de confirmação abrangentes.

Como parte desta fase final de testes, foram resolvidos todos os itens de diligência prévia (due diligence) identificados na Revisão de Preparação de Voo (já com dois terços concluídos) e será concluída uma campanha final de testes em solo lançada em dezembro (já com 30% concluídos). Após o sucesso desta etapa, o Boom emitirá autorização para o XB-1 completar testes de táxi em alta velocidade e então voar.

Após o primeiro voo do XB-1, a equipe expandirá sistematicamente o envelope de voo para confirmar seu desempenho e qualidades de manuseio até o voo supersônico. Isso inclui verificações em voo de todos os sistemas, bem como vários pontos de teste que demonstram margem segura para limites de oscilações (vibração). A fabricante prevê um total de 10 a 20 voos, desde o primeiro voo até o voo supersônico.

“É apropriado que o XB-1 esteja agora progredindo em direção ao primeiro voo no Mojave Air & Space Port, lar de mais de 50 primeiros voos e outros eventos de aviação significativos”, disse Bill “Doc” Shoemaker, piloto-chefe de testes do Boom Supersonic. “Estou ansioso para voar o XB-1 aqui, aproveitando as conquistas de outros engenheiros e pilotos talentosos que nos inspiram todos os dias a tornar as viagens supersônicas populares.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias