Início Variedades

PRF usa helicóptero e técnica McGuire para realizar resgate aeromédico de montanhista com perna fraturada

Imagem: PRF

Na última terça-feira (12), a Polícia Rodoviária Federal resgatou uma mulher vítima de fratura de perna no Morro do Anhangava, em Quatro Barras (PR). O resgate, de alto risco, foi realizado com a utilização do serviço aeromédico, que voltou a funcionar em agosto, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), atendendo Curitiba e região.

A vítima resgatada, de 35 anos, sofreu o ferimento após queda, ao realizar trilha no Morro do Anhangava, localizado na Serra da Baitaca. O local é de difícil acesso e muito utilizado para realização de escaladas. Devido à extensão dos ferimentos, a vítima perdeu capacidade de autolocomoção e a remoção por terra não era possível, o que levou ao acionamento da aeronave Koala AW119 da PRF.

A partir do acionamento, a equipe chegou ao local, e iniciou o resgate, em 30 minutos. Sem possibilidade de pouso, foi utilizada técnica especializada e de alta complexidade para a remoção (McGuire), com a utilização de cabo conectando operador e vítima, seguramente estabilizada em maca do tipo “envelope”, ao helicóptero, até chegar em local onde fosse possível o devido embarque e transporte ao hospital.

A vítima foi encaminhada ao Hospital do Trabalhador, em Curitiba, em situação estável.

Remoção de recém-nascido

Antes deste resgate, a PRF já havia participado de uma complexa operação de remoção de um bebê com suporte por incubadora, de Guarapuava (PR) até o Hospital do Rocio em Campo Largo (PR), que envolveu também outros órgãos estaduais. 

A criança, com 3 dias de idade, nasceu com uma má-formação do tubo digestivo que a impede de se alimentar, estando 3 dias sem ingestão de alimento, apenas com administração de soro.

O bebê e a mãe vieram com avião UTI até o aeroporto Bacacheri e depois embarcaram no na aeronave da PRF, que realizou a remoção até o hospital. Em todo o percurso, o bebê estava em incubadora e acompanhado pela mãe.

Leia mais:

Sair da versão mobile