Primeira região do mundo a superar os níveis de tráfego aéreo de 2019 já em 2023 deve ser Am. Latina e Caribe

O Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International | ACI World) informa que publicou ontem, 27 de setembro, as mais recentes perspectivas trimestrais de viagens aéreas.

Os dados revelam a expectativa de recuperação do tráfego global de passageiros no início de 2024, atingindo 9,4 bilhões de passageiros. Segundo o ACI, os destaques do 14º Boletim Consultivo do ACI World sobre o impacto da COVID-19 nos negócios aeroportuários e o caminho para a recuperação incluem:

· Espera-se que o volume global de passageiros em 2023 atinja 8,6 bilhões de viajantes, o que representa 94,2% do nível de 2019;

· Espera-se que o ano de 2024 seja um marco para a recuperação do tráfego global de passageiros, que deverá atingir 9,4 bilhões de passageiros, superando em 2,5% o ano de 2019, quando foram registrados 9,2 bilhões de passageiros;

· A diferença entre a previsão de Business as Usual (BAU) de 2019 e as atuais projeções de recuperação revela que a percentagem de tráfego perdido continua a diminuir trimestralmente, de -23% no primeiro trimestre de 2023 para -13% no quarto trimestre de 2024;

· A região da América Latina-Caribe deverá ser a primeira a superar o nível de 2019. Em 2023, estima-se que a região atinja 707 milhões de passageiros, ou 102,9% do nível de 2019;

· Embora se espere que a região Ásia-Pacífico tenha um salto substancial no tráfego de passageiros no primeiro semestre de 2023, juntamente com a abertura em curso do mercado chinês, a previsão é de que sua recuperação desacelere significativamente no segundo semestre do ano devido a desafios no turismo no exterior e a preocupações econômicas iminentes. Espera-se que a região atinja aproximadamente 3,4 bilhões de passageiros em 2024, ou 99,5% do nível de 2019.

O diretor-geral do ACI World, Luis Felipe de Oliveira, disse:

“O ACI World projeta que as viagens aéreas globais quase retornarão aos níveis pré-pandêmicos até o final de 2023, com expectativa de que todas as regiões alcancem esse marco até 2024.

Fatores positivos incluem a reabertura do mercado chinês e a demanda emergente nas viagens domésticas, a redução gradual das interrupções na cadeia de abastecimento e a desaceleração da inflação.

Embora os riscos negativos permaneçam presentes, continuamos a testemunhar os esforços dedicados e o compromisso dos membros e parceiros aeroportuários do ACI, e estamos cheios de otimismo em relação ao futuro do setor.

A aviação é um motor essencial do crescimento, do emprego e da prosperidade, proporcionando postos de trabalho, benefícios sociais e desenvolvimento econômico às comunidades em todo o mundo. Este setor continua a ser uma força constante na recuperação econômica global, estabelecendo ligações entre pessoas, culturas e economias.”

Relatório Global de Tráfego Aeroportuário Anual 2023 do ACI World

Além do Boletim Consultivo, o ACI World lançou ontem o Relatório Global de Tráfego Aeroportuário Anual 2023, a fonte mais confiável e de referência do setor para dados, classificações e tendências de tráfego aeroportuário.

O principal recurso baseia-se em dados recolhidos a partir de uma extensa rede de mais de 2.600 aeroportos, abrangendo mais de 180 países e territórios em todo o mundo.

Com curadoria dos principais economistas do setor, o relatório fornece uma análise abrangente das tendências globais do tráfego aeroportuário, incluindo classificações e avaliações de dados de tráfego de passageiros, carga e aeronaves para o ano operacional de 2022 e primeiro semestre de 2023.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias