Início Empresas Aéreas

Primeiro A321neo da United já iniciou os voos de testes, e ele representa um marco para a Airbus

Imagem: Tobi, via X

Assim como a LATAM acabou de receber seu primeiro exemplar do Airbus A321neo, mais uma companhia aérea está prestes a dar as boas-vindas ao modelo em sua frota. Neste caso, porém, a aeronave representará um marco também para a fabricante europeia.

O avião em questão é o A321neo de matrícula provisória D-AXXH, que, quando entrar em serviço, voará sob a matrícula norte-americana N44501. Ele será entregue à United Airlines.

Mas, além de estrear o modelo na companhia, este jato possui o número serial de fabricação (MSN) 11.500, ou seja, é o exemplar de número 11.500 da família Airbus A320.

Este A321neo iniciou testes de motor e taxiamento em 14 de setembro, e voou pela primeira vez no dia 21 de setembro. Depois, na última quinta-feira, 28 de setembro, já foi cumprido o segundo voo de teste do avião, deixando cada vez mais próximo o voo de aceitação do cliente, que antecede a entrega.

A previsão é que o primeiro voo da United usando esse tipo de aeronave conectará seu hub, em Chicago, com Phoenix em 14 de dezembro, operando com o número de voo especial UA321. Inicialmente, a companhia pretende operar esta rota duas vezes por dia antes de fazer a transição para um só serviço diário em janeiro.

Uma segunda rota do A321neo também começará em 14 de dezembro, mostram dados fornecidos pelo OAG Schedules Analyzer, ligando Chicago a Fort Lauderdale, na Flórida. Posteriormente, três rotas adicionais estão programadas para lançamento em 9 de janeiro de 2024, conectando Chicago com Las Vegas e com Fort Myers e Orlando, na Flórida. Cada uma dessas rotas será atendida com um voo diário utilizando aeronaves A321neo.

A United fez um pedido de 70 A321neos em junho de 2021, como parte de um pedido mais amplo de 270 aeronaves projetadas para melhorar a conectividade e reduzir custos unitários em seus negócios. A mudança seguiu um pedido firme existente para 50 A321XLR, a versão de alcance estendido, feito em dezembro de 2019.

Sair da versão mobile