Primeiro Embraer E195 cargueiro do mundo é flagrado no hangar da Azul

Na semana passada, você soube em primeira mão pelo AEROIN que a empresa Azul Linhas Aéreas planeja empregar, pela primeira vez na história da aviação mundial, um Embraer E-Jet em operações de carga, visando atender à demanda extra criada pela pandemia e a queda na demanda por voos de passageiros. Inclusive, havíamos adiantado aqui uma fotomontagem de como deveria ficar a aeronave uma vez pronta.

Hoje, uma foto emergiu na internet mostrando o jato Embraer E195, de matrícula PR-AYO, que antes “usou” a pintura rosa da empresa e era batizado de Rosa & Azul, já ostentando as cores da Azul Cargo. A aeronave está do lado de fora do hangar da Azul.

A aeronave foi retirada de operação no começo do ano e teve a pintura retirada no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, onde esteve estacionada por um tempo. A previsão era que fosse devolvida, mas os planos mudaram, e a Azul decidiu transformá-lo num cargueiro.

Na foto, é possível verificar que a fuselagem já traz os dizeres “Azul Cargo”, embora o estabilizador ainda esteja todo azul, sem o mapa do Brasil estilizado. Veja abaixo como ficará a aeronave quando estiver pronta.

Também nos foi informado que a aeronave teve seus assentos retirados e irá operar em apoio aos dois Boeings 737-400F cargueiros da empresa. Detalhes como capacidade de carga e quando irá entrar em operação não foram divulgados, mas é esperado que seja ainda neste mês.

Esse será o primeiro jato da família E-Jet no mundo a voar como cargueiro puro, sem levar passageiros.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias