Primeiro jato comercial de sucesso, Boeing 707 completa 65 anos de seu voo inaugural

Foto por Eduard Marmet

O primeiro grande triunfo comercial da Boeing na era do jato e um dos maiores clássicos da aviação, completou 65 anos de seu primeiro voo. Em 20 de dezembro de 1957 decolava o primeiro dos 707, iniciando uma história que levou à produção de mais de mil unidades (incluindo o derivado mais curto, Boeing 720, o presidencial, C-137 Stratoliner, e o E-3 AWACS, com radar aéreo e único da linha 707 ainda em operação).

Apesar de não ter sido o primeiro jato de passageiros, o Boeing 707 rapidamente desbancou o concorrente inglês, De Havilland DH 106 Comet, modelo que voou anos antes do Boeing 367-80 (o avião de base para o 707), mas não teve apelo suficiente após uma série de problemas e acidentes.

No Brasil, o seu primeiro operador foi a eterna pioneira Varig, que em 1960 adquiriu os primeiros 707, sendo também sua maior operadora do país do modelo. Outras 10 companhias aéreas brasileiras operaram o jato, incluindo a AeroBrasil, Brasair, Beta, Fly, Transbrasil, Sava, Skyjet, Phoenix e Skymaster, além da própria Força Aérea Brasileira, com modelos ex-Varig.

Foram, ao todo, 50 jatos que voaram para o Brasil, dos modelos 707-300, -400, cargueiro, VIP e de reabastecimento em voo, formando uma bela história que marcou a vida de várias pessoas.

Atualmente, nenhum 707 voa para o país e as chances disso acontecerem novamente são baixas, já que os motores do 707 poluem muito e fazem muito barulho, sendo proibido de voar em vários países, sendo a única exceção os jatos militares, igualmente escassos mundo afora.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias