Início Aviação Militar

Primeiro piloto a voar o caça Gripen da FAB tem voo para o espaço confirmado

O novo astronauta da Suécia já tem um voo confirmado ao espaço e é o piloto-chefe de testes da Saab, Marcus Wandt.

Divulgação – SAAB

A Saab é uma das empresas co-financiadoras do projeto que torna possível um voo espacial e garante que a Suécia esteja na vanguarda da pesquisa espacial.

Nesta sexta-feira, 16, foi anunciado que Marcus Wandt, piloto-chefe de testes do caça Gripen na Saab, e que fez o primeiro voo do caça Gripen no Brasil, participará de um voo espacial para a Estação Espacial Internacional (ISS).

“Estamos muito felizes por Marcus e, é claro, muito orgulhosos pelo fato de um funcionário da Saab ser o próximo sueco no espaço. Isso mostra nossa capacidade de atrair funcionários talentosos. Isso é importante para a indústria sueca e para a inovação sueca”, disse Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.

Em novembro de 2022, Marcus Wandt foi selecionado como membro da reserva de astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA). Em abril de 2023, ficou claro que o objetivo da Suécia é levar um novo astronauta sueco ao espaço.

“É uma sensação fantástica e estou muito orgulhoso de me tornar o próximo astronauta sueco no espaço. Como piloto de Gripen na Saab, estou acostumado a voar em velocidades muito altas e a superar meus limites. Estou ansioso para levar essas experiências para o espaço”, disse Wandt.

A Saab é a maior empresa sueca contribuinte para esse voo espacial. Durante muitos anos, a Saab apoiou um grande número de projetos suecos de pesquisa e desenvolvimento. Com foco em inovação e tecnologia avançada, a Saab quer contribuir para manter a Suécia e a indústria sueca na vanguarda, inclusive na área aeroespacial.

Pela Assessoria de Imprensa da SAAB

Sair da versão mobile