Primeiro voo bem-sucedido do caça coreano KF-21 Boramae de dois lugares

O programa de testes de voo do KF-21 Boramae continua avançando rapidamente, alcançando um novo marco ontem com o primeiro voo do protótipo de dois lugares, relatou o Aviacionline citando a mídia sul-coreana.

O voo inaugural do protótipo nº 4 ocorreu na Base Aérea de Sacheon, sede da 3ª Ala de Treinamento da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) e sede da Korea Aerospace Industries (KAI). O biposto KF-21, comandado pelo Major Jeon Seung-hyeon, do 52º Esquadrão, decolou às 11h19 e pousou às 11h53 (horário local).

Os protótipos nº 1,2,3 e 5 serão monopostos, e as unidades 4 e 6 serão bipostos. Os protótipos nº 5 e 6 também devem ter seu primeiro voo ainda no primeiro semestre deste ano, o que agilizaria a campanha de testes do KF-21.

KF-21 de dois lugares

A DAPA informou que a adição do cockpit traseiro implica em uma pequena modificação no espaço interno do tanque de combustível, mas o restante da aeronave tem o mesmo formato da versão monoposto.

Durante os testes de voo, o protótipo nº 4 terá como primeiro objetivo verificar as diferenças que podem ocorrer em termos de envelope de voo e desempenho, em relação ao modelo monolugar.

O próximo passo será a avaliação do radar AESA e dos aviônicos, pois o biplace KF-21 Boramae não será utilizado apenas para treinamento de pilotos, mas também terá plena capacidade de combate.

Transformando o posto avançado traseiro em um “escritório” do operador de sistemas, os KF-21 de dois lugares poderão trabalhar em parceria homem-máquina com aeronaves de combate não tripuladas ou drones de vários tipos, capacidade que será implementada para todos os aviões de guerra.

Com dois tripulantes, será possível desenvolver uma versão do KF-21 dedicada à realização de missões de guerra eletrônica e supressão/destruição de defesas aéreas inimigas (SEAD/DEAD). Essa capacidade é essencial para lidar com as defesas antiaéreas cada vez mais avançadas e extensas nos campos de batalha atuais, e será ainda mais no futuro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias