Principal aérea da Índia foi multada por violar regras de limitação de tempo de voo para seus pilotos

A Air India, principal companhia aérea da Índia, foi multada em mais de 95 mil dólares por supostamente ter violado uma série de regras de limitação de tempo de voo para seus pilotos, como relata o PYOK.

As regras globais sobre quantas horas um piloto pode trabalhar ou quanto tempo de descanso a tripulação legalmente necessita entre os voos, são comumente conhecidas como Limitações de Tempo de Voo ou FTL (Flight Time Limitations).

Essas normas têm como objetivo prevenir a fadiga e podem variar bastante de um país para outro. Em janeiro, a Diretoria Geral de Aviação Civil da Índia (DGCA) aumentou o período mínimo de descanso semanal para pilotos de 36 horas para 48 horas. Essa decisão foi tomada após uma revisão da fadiga dos pilotos, iniciada pela morte de um piloto da companhia aérea de baixo custo IndiGo, que desabou e faleceu antes de apresentar-se para um voo em agosto passado.

Uma fiscalização realizada pelos inspetores da DGCA revelou que a Air India não estava fornecendo a alguns de seus pilotos o descanso semanal mínimo exigido. A agência também constatou que a Air India não estava proporcionando aos pilotos um descanso adequado antes e após voos de longa distância e durante as escalas entre os voos.

Além disso, a auditoria identificou registros de treinamento marcados de maneira incorreta e casos de pilotos excedendo os períodos de serviço. Após a auditoria, a DGCA enviou uma notificação à Air India em 1º de março, mas os reguladores disseram que não estavam satisfeitos com a resposta da companhia aérea, controlada pela Tata.

Como resultado, a Air India recebeu uma multa de 8 milhões de rupias, o equivalente a aproximadamente 95.650 dólares americanos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias