Problema no sistema anticolisão obriga pilotos da Azul a retornarem com sua aeronave

ATR 72 da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido na ocorrência

A base de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi alimentada pela Azul Linhas Aéreas com o registro de um incidente em que uma aeronave ATR 72 que realizava um voo regular precisou retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha técnica em um importante sistema.

A ocorrência se desenvolveu no último dia 13 de outubro com o ATR 72-600 registrado com a matrícula PR-AKI, que deveria realizar o voo entre Campinas e Joinville, em Santa Catarina, com 59 passageiros e 4 tripulantes.

De acordo com informações repassadas ao CENIPA, durante a fase de subida, após decolagem no Aeroporto Internacional de Viracopos, a aeronave apresentou mensagem de falha do Sistema de Prevenção de Colisão de Tráfego (TCAS). O sistema de segurança, como o próprio nome diz, é responsável por avaliar a posição das aeronaves nas redondezas e orientar manobras aos pilotos, caso haja risco de colisão.

Diante do problema, a tripulação realizou os procedimentos previstos no manual do fabricante, executando órbitas de espera, e decidiu retornar ao aeroporto de origem, onde foi efetuado um pouso sem intercorrências após cerca de 30 minutos desde a decolagem.

Através de dados da plataforma online RadarBox de rastreio de voos, é possível notar toda a trajetória da aeronave desde a decolagem, às 19h26, até as órbitas de espera e o pouso no aeroporto campineiro. A aeronave permaneceu no solo até o dia 14 de outubro, e então realizou um novo voo para Joinville.

Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias