Produção serializada dos Helicópteros Leves Armados na Coreia do Sul será iniciada pela Airbus e pela KAI

Protótipo do LAH – Imagem: Flyblackarrow / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Dando sequência a um contrato concedido em dezembro de 2022 pela Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul, para o fornecimento de um lote inicial de dez Helicópteros Armados Leves (LAH) ao Exército da República da Coreia, a Airbus Helicopters e a Korea Aerospace Industries (KAI) assinaram ontem, 31 de agosto, um acordo para iniciar a fase de produção em série das aeronaves.

Este acordo permitirá que a Airbus Helicopters e a KAI avancem a essa próxima fase do programa, aumentando a produção mundial do LAH da Airbus através das instalações da KAI em Sacheon, na Coreia do Sul.

A Airbus Helicopters apoiará o atendimento de pedidos da KAI com a entrega dos kits necessários para a produção em massa. As entregas começarão no final de 2024, com pedidos subsequentes para continuar ao longo da próxima década.

As duas empresas também assinaram um acordo para aprofundar o seu compromisso no programa conjunto de Helicópteros Utilitários Coreanos (KUH Surion), para atender a uma ampla gama de requisitos operacionais para os mercados militar, civil e parapúblico.

KUH-1P – Imagem: Korea Aerospace Industries / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Isto segue o recente lançamento do desenvolvimento conjunto de novas variantes do KUH, como o Helicóptero de Ataque Marítimo e o Helicóptero de Contramedidas para Minas, e suas versões futuras correspondentes.

De acordo com a fabricante, esses programas se beneficiarão da experiência da Airbus Helicopters em sistemas de controle de voo e sistemas de propulsão de helicópteros, e da capacidade de industrialização da KAI para produção local.

A Airbus e a KAI iniciaram a sua parceria industrial de longa data em 2006, quando as duas empresas trabalharam conjuntamente no KUH Surion, seguido pelo desenvolvimento do LAH.

O protótipo LAH completou seu primeiro voo em julho de 2019 e foi qualificado com sucesso em 2022, após a conclusão de uma rigorosa campanha de testes para adequação ao combate em todas as condições climáticas.

Esses helicópteros da próxima geração, da classe de 5 toneladas, foram desenvolvidos para atender aos requisitos da Coreia para implantação local nos setores civil e militar. A parceria bem estabelecida permitiu a entrega de cerca de 300 kits à KAI até o momento, com pedidos adicionais para entregas futuras.

Matthieu Louvot, Vice-Presidente Executivo de Programas da Airbus Helicopters, disse: “A KAI é um parceiro de confiança de longa data com quem desenvolvemos com sucesso vários programas de helicópteros. Estamos felizes em fortalecer esta parceria estratégica com estes acordos, em que garantiremos a entrega destas duas plataformas de alto desempenho por muitos anos”.

Han Chang Heon, vice-presidente executivo da divisão Rotorcraft da KAI, disse: “Esses dois acordos de longo prazo contribuirão para aumentar a competitividade do KUH Surion e do LAH nos mercados locais e globais, estabilizando as entregas e os preços dos kits, ao mesmo tempo em que fortalecem a parceria em vários negócios de helicópteros”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias