Projeto da aeronave eVTOL “Cavorite X5” ficou tão bom que ele evoluiu e se tornou “Cavorite X7”

Imagem: Horizon Aircraft

A fabricante aeronáutica norte-americana Horizon Aircraft anunciou que melhorou o design de seu protótipo de aeronave híbrida elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) e agora tem como objetivo a produção futura de um modelo com capacidade para sete lugares.

Inicialmente a empresa planejou projetar e produzir uma aeronave de cinco lugares, porém, devido aos resultados positivos dos testes de voo do seu protótipo em escala de 50%, juntamente com sofisticadas análises aerodinâmicas, estruturais e elétricas, a Horizon acredita agora que pode expandir o seu protótipo inicial para incluir espaço para o piloto e seis passageiros.

Clientes potenciais nos setores de evacuação médica, aviação executiva e carga comercial informaram à fabricante que aeronaves maiores com custos mais baixos de passageiros por assento-milha estão melhor alinhadas com suas necessidades.

Com o novo design de protótipo ampliado, a Horizon Aircraft decidiu agora denominar sua aeronave como “Cavorite X7”, substituindo a designação anterior de “Cavorite X5”.

A aeronave Cavorite X7 deverá ter peso bruto estimado em 5.500 libras (2495 kg) com carga útil projetada de 1.500 libras (680 kg), velocidade máxima de 250 milhas por hora (402 km/h) e alcance médio de mais de 500 milhas (800 km) com reservas de combustível.

A empresa acredita que esta aeronave experimental, se eventualmente licenciada para uso comercial, estaria bem posicionada para se destacar em evacuação médica, entrega crítica de suprimentos, ajuda em desastres, missões militares especiais e Mobilidade Aérea Regional, movimentando pessoas e cargas de 50 a 500 milhas (80 a 800 km).

Ao contrário de muitas aeronaves na categoria eVTOL, o Cavorite X7 está sendo concebido com um sistema de energia eléctrica híbrido. A Horizon está projetando o modelo de forma que ele possa, após sua decolagem vertical, recarregar suas baterias em rota quando estiver voando em uma configuração semelhante a uma aeronave tradicional. Com isso, após o pouso vertical e conclusão da missão, a previsão é que o Cavorite X7 leve menos de 30 minutos para recarregar as baterias e estar pronto para sua próxima missão.

Brandon Robinson, CEO da Horizon Aircraft, disse: “A mudança para uma aeronave de sete lugares tem sido discutida desde o início do nosso conceito inicial de eVTOL híbrido. É um tamanho que faz sentido comercialmente. Estamos muito confiantes de que nossa tecnologia exclusiva de ‘fan-in-wing’ (ventiladores de propulsão alocados dentro da asa) pode suportar esta nova e maior plataforma e nossos resultados de testes nos deram a confiança de que podemos escalar potencialmente para uma aeronave ainda maior.”

Imagem: Horizon Aircraft

A Horizon acredita que a sua abordagem e tecnologia inovadoras permitirão ao Cavorite X7 voar 98% da sua missão em uma configuração de muito baixo arrasto, como uma aeronave tradicional, e que voar na maior parte do tempo como uma aeronave normal também é mais seguro e tornará a aeronave mais fácil de certificar do que outros projetos novos e radicais de eVTOL.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias