Projeto de novo aeroporto em Itabuna-BA entra em nova fase com elaboração do Plano Diretor Aeroportuário

Imagem ilustrativa: DepositPhotos

Itabuna dá um passo histórico rumo ao início de uma nova era na infraestrutura logística e no desenvolvimento econômico do Sul da Bahia. Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), recebeu o engenheiro de infraestrutura aeroportuária Mozart Alemão, representante da Mozart Alemão Ltda., empresa contratada para elaborar o Plano Diretor Aeroportuário do município.

O encontro aconteceu no gabinete da secretária da SIURB, Sônia Fontes, e foi acompanhado por técnicos, arquitetos, engenheiros e topógrafos da Prefeitura, que analisaram e debateram importantes aspectos do Plano Diretor, como as soluções técnicas apropriadas para empreendimentos dessa natureza, o foco logístico e de cargas, o planejamento urbano, a infraestrutura, a segurança e a área de expansão.

O engenheiro de infraestrutura aeroportuária Mozart Alemão destacou que o Plano Diretor Aeroportuário de Itabuna é um documento técnico e oficial, essencial para o zoneamento e a reserva de áreas no município que servirão de base para futuros projetos executivos, viabilizando a construção de um aeroporto.

De acordo com ele, este estudo inicial possui caráter macro, analisando a demanda e o cenário econômico do município, da região Sul da Bahia e do Estado, com o objetivo de justificar a necessidade de um novo aeroporto que atenda não apenas Itabuna, mas toda a sua área de influência.

Como Itabuna é um entroncamento logístico estratégico para o interior da Bahia, o Plano Diretor analisa a composição econômica local, com forte ênfase no setor terciário e na saúde, para demonstrar que a infraestrutura aeroportuária é uma demanda necessária para o desenvolvimento regional“, disse Mozart.

No encontro técnico, foi apresentada a análise e o diagnóstico que confirmam que a área preliminarmente selecionada é adequada para a construção do aeroporto.

A secretária Sônia Fontes afirmou que a iniciativa representa um avanço significativo ao permitir a definição da área que receberá o equipamento de grande porte. Ela também destacou o planejamento para a duplicação da BR-415, no trecho entre os bairros Nova Itabuna e Nova Ferradas.

Estruturar o crescimento dessa zona urbana em expansão, com uma projeção de cinco a dez anos, é um objetivo estratégico fundamental para o município. Com isso, buscamos garantir que o território de Itabuna tenha a capacidade necessária para, no futuro, abrigar um empreendimento de relevância regional, assegurando o desenvolvimento econômico e social“, comentou Sônia Fontes.

Outro aspecto debatido no encontro foi a preparação da cidade para o crescimento econômico local e regional, impulsionado por projetos como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e o Porto Sul, cujas obras estão em processo de retomada.

O objetivo é complementar a infraestrutura de Ilhéus, oferecendo uma alternativa logística que impulsionará o desenvolvimento de toda a microrregião“, declarou a secretária, que destacou ainda que a cidade vizinha mantém seu foco voltado ao turismo e à preservação ambiental.

Enquanto Ilhéus mantém seu foco ecológico e turístico, Itabuna se prepara para viabilizar um aeroporto com perfil voltado às cargas e à produção, fortalecendo o processo de expansão de toda a macrorregião“, concluiu Sônia Fontes.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias