Proposta de deputado quer dar nome a Aeroporto de Santana (BA) em homenagem a político falecido

Imagem ilustrativa: P. Alejandro Diaz / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

O deputado Manuel Rocha (UB) propõe nomear o aeroporto em Santana, Bahia, como “Aeroporto José Cássio dos Santos Cardoso”, em reconhecimento ao profundo amor e à importância política que José Cássio dos Santos Cardoso tinha pelo município.

Segundo o parlamentar, Cássio, nascido em Juazeiro em 18 de março de 1963, tornou-se uma figura emblemática na região ao longo de sua vida. A mudança oficial do nome é um tributo à dedicação desse homem notável à sua comunidade.

De acordo com o deputado, Cássio estudou parte de sua vida em Santana e deixou o município para continuar seus estudos no Rio de Janeiro e em Goiânia, onde iniciou seu curso de Administração de Empresas. “No entanto, seu coração sempre pertenceu a Santana, e ele retornou para assumir a gerência do Café Sobesa, cargo que ocupou por duas décadas. Com determinação e apoio da família, fundou a Indústria de Café Três Raças, que hoje é administrada por seu filho, Renan de Oliveira Cardoso”, acrescentou Manuel Rocha, no documento.

Segundo ele, Cássio era conhecido por seu envolvimento no cenário social e político de Santana. E se destacou por suas ações de caridade e devoção a Santo Antônio, padroeiro de sua família. Além disso, o homenageado desempenhou um papel fundamental na política local, sendo um dos fundadores e membros da direção do PT de Santana em 1987.

Cássio também foi responsável por tornar seu irmão, Marcão Cardoso, prefeito de Santana por vários mandatos. “Sua bandeira sempre foi a defesa do município, dos trabalhadores rurais e das pessoas necessitadas”, afirmou

O parlamentar acrescentou que o amor de Cássio pelo esporte, especialmente o futebol, também foi notável. Ele organizava campeonatos e chegou a assumir a presidência de um dos clubes do município. “Sua personalidade cativante, humildade e capacidade de articulação o tornaram uma figura querida entre os moradores de Santana”.

Tragicamente, acrescentou Rocha, a vida de José Cássio dos Santos Cardoso foi interrompida em 3 de julho de 2015, devido a um enfarte fulminante, deixando viúva Julemar de Oliveira Cardoso, e órfãos seus filhos Renan de Oliveira Cardoso e Talita de Oliveira Cardoso, sua neta Sofia, além de centenas de amigos e familiares saudosos, determinados a honrar seu legado e sua memória.

Informações da Assembleia Legislativa da Bahia

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias