Putin considera a profissão de piloto de avião romântica e heroica

Imagem: Guilhem Vellut / CC BY 2.0, via Wikimedia

O presidente russo, Vladimir Putin, acredita que o trabalho na aviação é romântico, mas ao mesmo tempo heroico, exigindo algo especial dos pilotos.

“Parece-me que o trabalho na aviação está ligado a muitos fatores. Tem em si um toque de romance“, disse o chefe de Estado na quinta-feira em encontro com representantes do setor, como relatou a agência estatal russa TASS. Assim, ele respondeu à questão de como atrair a geração mais jovem para a aviação civil.

Segundo Putin, os pilotos são uma “profissão heroica”“Está associado a um certo risco. Afinal, as aeronaves são, com todo o respeito ao” transporte puxado por cavalos “, não um cavalo e uma carroça. Você precisa subir no ar e depois pousar com competência. E 100%, provavelmente, as condições climáticas são difíceis de prever. São muitas as circunstâncias que exigem algo especial por parte de quem se dedica a esta arte”, expôs o chefe de Estado a sua opinião sobre este tema.

Ao mesmo tempo, acrescentou, “coisas do dia-a-dia” também são importantes. “E o nível de salários deve ser mantido adequado, e o nível de provisão de pensões, e assim por diante”, enumerou o presidente. Ele citou estatísticas, segundo as quais a idade média do pessoal de voo diminuiu nos últimos anos. 

“Isso sugere que os jovens ainda estão chegando ao setor. Na minha opinião, em algum momento de 2012, a idade média da tripulação era de 43,5 anos e agora é de cerca de 42 anos. Ou seja, diminuiu. Isso indica que, afinal, os jovens entram na indústria e vão com prazer. Tenho certeza de que será assim“, acrescentou Putin.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias