Qatar Airways se posiciona a primeira a voar com o Boeing 777X

Apesar das várias críticas e atrasos, a Qatar Airways foi escolhida pela Boeing para ser a cliente lançadora do maior avião bimotor do mundo. A empresa árabe encomendou o avião para receber em 2021, mas problemas na própria Boeing e no projeto do 777X agora projetam a entrega para 2025.

A Qatar tem encomendadas 74 unidades do modelo, dentre as versões 777-8F de cargas e a 777-9X de passageiros, assim como receberia os jatos depois da Lufthansa, mas, no ano passado já tinha afirmado que “furaria a fila“.

Agora essa troca foi confirmada pela Boeing através de Kuljit Ghata-Aura, presidente da Boeing para o Oriente Médio, Turquia e África, em entrevista ao portal The Peninsula.

A ideia da fabricante americana é voltar a agradar seus maiores clientes do 777X, que estão na região e incluem a Emirates e a Etihad, além da própria Qatar Airways.

“A Qatar será a cliente lançadora do 777-9 e também do 777-8 cargueiro. Estes aviões são os mais avançados no mercado, entregando maior economia de combustível, confiabilidade e flexibilidade”, afirmou o executivo.

Um outro motivo que pode estar por trás é a disputa com a Airbus, que também organizou para que a Qatar fosse a primeira a voar com o A350, mas tudo foi por água abaixo depois com os problemas no aviões do modelo, que só foram resolvidos após uma longa batalha de narrativas entre a fabricante europeia e a companhia aérea árabe.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias