Quais foram as duas últimas companhias aéreas criadas em 2023; ambas são do mesmo país

O ano de 2023 chegou ao fim com duas novas companhias aéreas, coincidentemente ambas com sede no Uzbequistão: Air Samarkand e Humo Air, indicando esforços para diversificar o mercado de aviação uzbeque, tradicionalmente dominado pela companhia aérea estatal Uzbekistan Airways.

Como informa o Aviacionline, o presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, expressou descontentamento com o lento rejuvenescimento da indústria de aviação comercial do país. Apesar de reintroduzir uma política de céu aberto em 2019, os investidores estrangeiros demonstraram pouco interesse em capitalizar novos empreendimentos aéreos. 

O governo pretende atrair turistas internacionais e quebrar o monopólio da Uzbekistan Airways e sua subsidiária regional, a Uzbekistan Express Airways. Para fortalecer a iniciativa de céus abertos, o governo uzbeque implementou medidas adicionais, incluindo a ampliação da lista de países cujos cidadãos podem viajar para o Uzbequistão sem visto.

Os aeroportos do país foram instruídos a reduzir os custos de assistência em escala para aeronaves em 30% a 50% e otimizar as tarifas de passageiros e cargas. Nos últimos três anos, quatro companhias aéreas foram lançadas como parte dessas reformas, expandindo-se rapidamente nos mercados domésticos e regionais:

A Panorama Airways iniciou suas operações em dezembro de 2022 com duas aeronaves Airbus A320ceo conectando cidades domésticas e a Arábia Saudita.

A Qanot Sharq, iniciou suas operações em outubro de 2021, voando dois Airbus A320ceo, dois A321neo e um A330-200 para várias cidades domésticas, Arábia Saudita, Espanha, Israel, Tailândia, Turquia e Vietnã.

A Centrum Air iniciou suas operações em fevereiro de 2023 com três Airbus A320ceo e conecta Targech e Tashkent com Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Índia, Geórgia, Rússia e Turquia.

A Silk Avia iniciou suas operações em outubro de 2023 com três ATR 72-500, conectando 11 cidades nacionais.

As recentes adições, HumoAir e Air Samarkand, marcam o culminar dos projetos planejados para o ano.

HumoAir e com raízes suíças

O HumoAir, nome de um pássaro misterioso das mitologias étnicas da região, foi inicialmente criada antes da pandemia de COVID-19. No entanto, não conseguiu sair do papel e foi posteriormente adquirida pela empresa suíça de private equity Valley Road Capital SA no início de 2023 por US$ 2,4 milhões. O objetivo era revitalizar a aérea como uma companhia de baixo custo.

A companhia aérea fez seus primeiros voos domésticos da capital, Tashkent, para duas cidades uzbeques usando dois Airbus A320 sob um acordo ACMI com a Fly2Sky. A empresa planeja expandir seus serviços para o Cazaquistão, Turquia e Emirados Árabes Unidos.

Durante seu evento de lançamento em outubro de 2023, a HumoAir delineou seu plano inicial de ter quatro aeronaves Airbus A320 e A321, expandindo para 18 aeronaves até o final de 2025. A companhia aérea pretende transportar 200 mil passageiros nos próximos quatro meses.

Air Samarkand: Uma companhia de lazer

Na última semana de dezembro, a Air Samarkand recebeu o Certificado de Operador Aéreo (COA) da Autoridade de Aviação Civil (CAA) do Ministério dos Transportes do Uzbequistão.

Anton Jojayan, CEO da Air Samarkand, expressou sua gratidão ao Ministério dos Transportes e à Agência de Aviação, afirmando que a companhia aérea está agora um passo mais perto de iniciar os serviços da cidade histórica de Samarcanda.

A Air Samarkand planeja iniciar as operações com voos fretados da segunda maior cidade do Uzbequistão antes de lançar serviços regulares na primavera para destinos populares na Turquia, Sudeste Asiático, China e muito mais. A companhia aérea pretende expandir ainda mais, conectando Samarcanda com cidades europeias populares nos primeiros 12 meses de operações.

No mês passado, a Air Samarkand recebeu seu primeiro Airbus A330-300 e dois A321.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias