Raro avião Antonov é visto novamente voando no garimpo brasileiro, apesar de ações militares

Apesar das recentes operações contra o garimpo ilegal na Amazônia e várias aeronaves destruídas, um raro Antonov continua “firme e forte” voando nas piores pistas do país.

Desde a volta de Lula ao Governo Federal, foi lançada uma grande operação contra garimpeiros no território Yanomami, com grande apoio da Força Aérea Brasileira e demais forças armadas, que montaram até um radar na região e utilizaram caças para patrulhamento do espaço aéreo.

Batizada de Operação Escudo Yanomami, a fiscalização mais intensa resultou na apreensão e destruição de várias aeronaves, mas não na maior que opera na região: o clássico soviético Antonov An-2.

O primeiro avião civil desenhado por Oleg Antonov, que criou a fabricante de aviões ucraniana, já surgiu batendo recordes até hoje. Para começar, o An-2 é o maior avião monomotor do mundo, assim como o maior avião agrícola já feito, podendo também transportar tropas, carga e até combater incêndios lançando água, tudo isso com apenas um motor radial Shvetsov ASh-62 e duas fortes asas.

Toda essa estrutura permite que o avião decole de praticamente qualquer pista e numa curta distância, sendo o sonho de muitos garimpeiros. E foi isso o que aconteceu com o An-2 de matrícula PT-BIA que, como já mostramos aqui, foi fabricado na Polônia e entrou legalmente no Brasil, mas depois de ter sido aposentado nos papéis, foi voar na Amazônia.

Agora, um novo vídeo dele surgiu quase dois anos da sua última “aparição” na internet, mostrando o An-2 na sua conhecida pintura preteada, mas voando sem matrícula em garimpos de extração ilegal de minerais na Amazônia brasileira.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias