Início Indústria Aeronáutica

Realizado com sucesso um voo de exibição na cidade de Nova York com a aeronave eVTOL da Joby

Imagem: Joby Aviation

Enquanto todas as atenções se voltam às atividades do Dubai Airshow 2023 nos Emirados Árabes Unidos, a norte-americana Joby Aviation, que desenvolve aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) para serviço comercial de passageiros, anunciou nesta semana que realizou com sucesso um voo de exibição na cidade de Nova York.

A operação ocorreu no último domingo, 12 de novembro, marcando o primeiro voo de todos os tempos para um táxi voador elétrico na cidade, bem como a primeira vez que a Joby voou seu equipamento em ambiente urbano.

A aeronave voou a partir do icônico Heliporto Downtown, em Manhattan, NY, onde o prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams, anunciou a intenção da cidade de eletrificar o heliporto, estabelecendo as bases para que Nova York se torne líder global na adoção de voos limpos e silenciosos.

O voo da Joby em Manhattan seguiu-se a vários dias de voos de preparação no Heliporto HHI, em Kearny, Nova Jersey.

“Ao eletrificar um dos heliportos mais famosos do mundo, Nova York está demonstrando liderança global na adoção de viagens aéreas elétricas. Estamos gratos pelo apoio da cidade e estamos honrados em trabalhar com parceiros visionários como a Delta Air Lines para trazer nosso serviço de táxi voador a este mercado”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation.

“Planejamos tornar o voo silencioso e sem emissões uma realidade cotidiana acessível para os nova-iorquinos, ao mesmo tempo que reduzimos significativamente o impacto do ruído dos helicópteros”, completou o executivo.

A Joby anunciou anteriormente, por meio de sua parceria com a Delta Air Lines, que espera que Nova York seja um dos primeiros mercados de lançamento após receber a certificação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration). A empresa planeja oferecer viagens rápidas e silenciosas usando sua aeronave elétrica pilotada para quatro passageiros, com zero emissões operacionais.

A aeronave da Joby é otimizada para voos rápidos e consecutivos e pode alcançar até 160 km com uma única carga, cobrindo 99% de todas as viagens realizadas hoje nos cinco distritos da cidade de Nova York. Enquanto uma viagem de Manhattan ao Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) possa levar mais de uma hora de carro, a Joby espera que a viagem leve apenas sete minutos com sua aeronave.

A Joby e a Delta estão trabalhando em estreita colaboração com a Autoridade Portuária de Nova York e a Corporação de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Nova York (EDC) enquanto planejam as operações iniciais, incluindo o desenvolvimento de infraestrutura no JFK e no Aeroporto Internacional LaGuardia (LGA). Isso se baseia em investimentos recentes e significativos que a Delta fez na melhoria da experiência do cliente em seus hubs de Nova York.

A aeronave de Joby foi projetada para ter uma pegada acústica radicalmente menor do que os helicópteros atuais, permitindo-lhe operar em áreas densamente povoadas, como a cidade de Nova York, sem aumentar o ruído de fundo. Em 2022, a Joby colaborou com a NASA para medir o som da sua aeronave, confirmando que registou o equivalente a 45,2 decibéis ponderados A (dBA) ao voar a uma altitude de 1640 pés (500 metros) – mais silencioso do que uma conversa típica.

A Joby voou mais de 30.000 milhas com seu protótipo de aeronave eVTOL em escala real, começando em 2017. A Empresa comemorou recentemente a primeira aeronave a sair de sua planta piloto de produção em Marina, Califórnia, e entregou o primeiro táxi voador elétrico para o Força Aérea dos EUA para testes operacionais.

A Joby espera lançar seu serviço comercial de passageiros em 2025.

Sair da versão mobile