Recém-chegado, novo Airbus H135 da PM de SP já realiza seu primeiro resgate aeromédico

Cena do vídeo visto mais abaixo nesta matéria

O novo helicóptero Airbus H135, designado Águia 33 (matrícula PR-UBI), da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), entregue na última segunda-feira (10), realizou o primeiro resgate aeromédico na manhã da última quarta-feira (12), na Avenida Santos Dumont, centro da Capital Paulista.

Segundo a PMESP, policiais do 1º Batalhão de Polícia de Trânsito foram informados por populares sobre um homem que estava caído na rua, no cruzamento com a Avenida do Estado. Diante da urgência, o Águia 33, primeiro helicóptero biturbina do Estado de São Paulo, foi acionado para o resgate e socorreu a vítima até um hospital da região.

A aeronave realizou o pouso no meio da rua com o apoio das equipes de trânsito, que coordenaram os veículos, abrindo espaço na via e garantindo a segurança de todos. O Corpo de Bombeiros também apoiou a ocorrência. Este também foi o primeiro voo em missão do helicóptero, que garantiu eficiência, segurança e rapidez no atendimento do resgate.

O novo Águia 33 da Polícia Militar

O novo helicóptero dá um salto em tecnologia entre os equipamentos usados em São Paulo. No Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, as ocorrências aeromédicas sempre foram atendidas com a aeronave monoturbina Esquilo, modelo AS350.

Com o H135, as missões aeromédicas passam a contar com uma aeronave biturbina que atua com mais eficiência, segurança e rapidez, o que permite aumento na capacidade de serviços de salvamento e resgate aéreo.

A aeronave possui capacidade para transportar até sete pessoas, vem equipada com guincho elétrico e pode, eventualmente, transportar uma segunda maca.

Equipado com radar meteorológico, radar altímetro e sistema de anticolisão com outras aeronaves, o novo helicóptero também é preparado para a utilização de óculos de visão noturna e visão sintética dos obstáculos.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

COPE e FAB promovem Safety Day focado na segurança operacional espacial...

0
Encontro ratificou a implementação do SIPAE, no âmbito do COPE, e marcou o início das atividades conjuntas entre a Defesa e a TELEBRAS