Redes sociais criticam aérea chinesa sobre novas regras de peso e dieta para comissários de voo

A nova política de peso da transportadora chinesa Hainan Airlines foi duramente criticada nas mídias sociais, mas isso não fez a companhia voltar atrás em sua opinião. A aérea, que no início deste mês divulgou suas últimas diretrizes de higiene, exigiu dos seus comissários de bordo que cumprissem um formulário baseado no Índice de Massa Corporal (IMC). Se o peso ultrapassar a quantidade “aceitável” em mais de 10%, a tripulação pode ser punida.

A fórmula usada pela Hainan Airlines para calcular um peso aceitável é: altura em cm -110 = peso aceitável em kg.

As críticas que a Hainan Airlines enfrentou são ainda mais amplas. Não só as mídias sociais criticaram a política como a imprensa estatal chinesa questionou se a companhia aérea infringiria a lei trabalhista, relatou a mídia internacional.

Em sua defesa, a companhia aérea disse ao jornal estatal Global Times que a regra se aplica igualmente aos tripulantes de cabine masculinos e femininos e que o objetivo é “defender hábitos de vida saudáveis” e “manter uma boa imagem profissional e físico saudável”. No entanto, usuários da mídia social e especialistas do país se perguntaram por que a companhia aérea implementou essa regra.

Apesar de as condutas rígidas da Hainan Airlines poderem ser surpreendentes para muitos, ela não é a única companhia aérea a impor limites rígidos de peso para os comissários de bordo. Companhias como a Air India, a Malaysia Airlines e a Emirates, entre outras muitas, também possuem regras estritas de higiene e peso.

É fato que uma grande parte das companhias aéreas exige altos padrões de beleza e aparência física por parte dos seus funcionários, por acreditarem que, além de serem agentes de segurança a bordo, também são o cartão de visitas da empresa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Espanhol vindo da Alemanha é preso no Aeroporto de Galeão por...

0
A Polícia Federal informa que realizou a prisão de um passageiro que chegou ao Brasil na data de ontem pelo Aeroporto Tom Jobim - Galeão.