Reforçando compromisso com a diversidade e inclusão, Grupo GOL Smiles adere ao Pacto Global da ONU

Imagem: Daniela Paz / Divulgação Smiles

O Grupo GOL Smiles informa nesta segunda-feira, 27 de novembro, que participa do 12º Fórum Global de Direitos Humanos e Empresas, que acontece entre hoje e a quarta-feira, dia 29, em Genebra, na Suíça.

Na ocasião, a empresa anunciou sua adesão ao Pacto Global da ONU, uma convocação para que empresas do mundo todo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

Além disso, o Grupo GOL Smiles, que reúne as marcas GOL, Smiles, Smiles Viagens, VoeBiz, GOLLOG e GOL Aerotech, também se afirmou embaixador do movimento Raça é Prioridade, que integra a Estratégia Ambição 2030 do Pacto Global da ONU no Brasil.

Ambos os anúncios foram feitos por Felipe Sobrinho, gerente de ESG da GOL, durante o painel “Acelerando os objetivos de desenvolvimento sustentável: diversidade e inclusão com prioridade”, apresentado na manhã de hoje (27) em Genebra. O painel foi mediado por Ana Bavon, CEO e head de Estratégia da B4People – Cultura Inclusiva, além de consultora de ESG do Grupo GOL Smiles.

Felipe Sobrinho, gerente de ESG da GOL e diretor executivo do Instituto GOL, no 12º Fórum Global de Direitos Humanos e Empresas, em Genebra – Imagem: Divulgação
Felipe Sobrinho, em Genebra, com Ana Bavon, CEO da B4Peole e consultora de ESG do Grupo, à esq., e Camila Valverde, diretora de Impacto do Pacto Global da ONU no Brasil – Imagem: Divulgação

O Grupo GOL Smiles afirma que, dessa maneira, reitera seu compromisso de legitimar planos efetivos para aprimorar a inclusão e a visibilidade de grupos sub-representados.

Felipe Sobrinho, que é também diretor executivo do Instituto GOL, disse:

“Os direitos humanos tomam uma extensão imensurável do que se compreende pelo ‘S’ do ESG (Environmental, Social, Governance), e a diversidade e inclusão é um de seus pilares, envolvendo subtemas como refúgio, acessibilidade, etarismo, raça, gênero e LGBT+.

Como signatários do Pacto Global da ONU e embaixadores do movimento Raça é Prioridade, reforçamos nosso papel de agentes de transformação, e não pouparemos esforços para sermos uma empresa cada vez mais diversa e inclusiva.

Lembramos que a diversidade desde sempre faz parte do DNA da GOL, que nasceu em 2001 com o propósito de Ser a Primeira para Todos – seja para os Clientes que a escolhem para voar, seja para seus Colaboradores, o Time de Águias”.

Durante o painel em Genebra, Sobrinho adiantou ao público presente números do mais recente censo interno realizado pela empresa, que indicam que 40% dos Colaboradores da GOL se dizem negros e pardos, um percentual maior do que apresentou o Relatório de Sustentabilidade de 2022, que foi de 33%.

Além de inúmeras iniciativas ligadas à acessibilidade, a GOL possui o projeto Asas à Transformação, que consiste na estruturação de Grupos de Afinidade, abrangendo cinco temas: Gerações (Todos a Bordo); LGBT+ (We Pride); Equidade de Gênero (Elas Decolam); Acessibilidade (Voo Livre); e Equidade Racial (Cores e Elos), com rodas de conversa, letramentos e discussões de assuntos ligados aos diferentes conteúdos.

O objetivo, segundo explica a companhia, é aprofundar o conhecimento sobre o perfil dos Colaboradores e criar planos de ação efetivos para a inclusão e a representatividade.

Estratégia Ambição 2030 chega a 10 movimentos

Em 2020, com a emergência sanitária causada pela Covid-19, associada à crise climática, o Pacto Global da ONU no Brasil apresentou a Estratégia Ambição 2030, formada por movimentos que buscam acelerar o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A Ambição 2030 é uma conclamação às empresas para que reconheçam a urgência e a necessidade de promover ações concretas, com metas mensuráveis e compromissos públicos.

Até o momento, há 9 movimentos em ação: +Água, Ambição Net Zero, Conexão Circular, Elas Lideram 2030, Raça é Prioridade, Mente em Foco, Salário Digno, Transparência 100% e Impacto Amazônia. São movimentos alinhados com os princípios que guiaram a criação do Pacto Global da ONU: Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Na próxima quarta-feira, dia 29, durante o Fórum em Genebra, será lançado o 10º movimento, Educa2030.

Jean Carlo Nogueira, Chief People Officer (CPO) e diretor de ESG da GOL, e presidente do Instituto GOL, afirma:

“Com a adesão ao Pacto Global da ONU, o Grupo GOL Smiles passa a integrar os 10 movimentos que compõem a Estratégia Ambição 2030, com o compromisso de prestar contas dos resultados em cada um dos 10 temas, o que nos impulsiona a revisitar e aprimorar alguns pontos de toda a materialidade hoje em curso na empresa. Além do mais, todas as ações que constam do Relatório de Sustentabilidade da GOL passam a atender os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) do Pacto Global da ONU”.

Felipe Sobrinho, responsável pelas ações de responsabilidade social da empresa, complementa: “A educação é o pilar para se criar um ambiente seguro e pautado pelo respeito”.

Presidido por Jean Carlo Nogueira, o Instituto GOL lançou no último mês de outubro um novo edital para a seleção de 20 organizações da sociedade civil, associações e fundações ligadas à educação, a serem apoiadas a partir de março de 2024 nos pilares da alfabetização, do ensino técnico profissionalizante e da diversidade, equidade e inclusão.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias