Início História

Réplica da casa de Alberto Santos Dumont foi inaugurada na Capital do Avião, São José dos Campos (SP)

Imagem: Cabo J. Alves / DCTA

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), informou nesta semana que o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, participou, no dia 22 de novembro, da inauguração de “A Encantada”, réplica da residência do Pai da Aviação.

A obra foi construída dentro do Parque Santos Dumont, na Capital do Avião, São José dos Campos (SP), e representa a casa do brasileiro que mudou, para sempre, a história da humanidade.

O evento contou, ainda, com a exposição de maquetes que fazem parte do acervo do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e com a presença de estudantes que integram a banda da Escola Municipal Moacyr Benedicto de Souza (BANMOA) e de militares da banda do DCTA, que emocionaram o público tocando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino dos Aviadores.

A construção da casa “A Encantada” no município, feita com madeira certificada e vigas metálicas, foi concluída por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Prefeitura, com o apoio do DCTA.

“A Força Aérea Brasileira (FAB), nesse ano de 2023, realizou mais de 350 eventos, no Brasil e no exterior, em celebração aos 150 anos do nascimento de Santos Dumont. Sendo assim, essa iniciativa que hoje se concretiza também rememora o legado, a disciplina e a genialidade desse patriota que influenciou homens e mulheres dos ares a construírem o atual complexo aeroespacial existente em São José dos Campos, referência em todo o país”, pontuou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Imagem: Cabo J. Alves / DCTA

Para a elaboração do projeto, o grupo de engenheiros, arquitetos e todos os envolvidos foram várias vezes a Petrópolis para conhecer a casa original e reproduzir, de forma fidedigna, os detalhes da construção, móveis e decoração, contando, inclusive, com o chuveiro e a escada de entrada, com degraus em forma de raquete, que só se pode acessar começando com o pé direito. Além disso, o local reúne um acervo lúdico e interativo para proporcionar uma experiência marcante que inspire gerações.

A casa também destaca o espírito visionário e criativo de personagens importantes da história da aeronáutica brasileira, como: Casimiro Montenegro Filho, criador do DCTA e do ITA, e Ozires Silva, cofundador da Embraer.

Na inauguração, também estiveram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, o Secretário de Educação, Jhonis Rodrigues Almeida Santos e o representante da Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial, Cristovão Cursino, além de outras autoridades civis e militares e o sobrinho-neto de Alberto Santos Dumont, Marcos Villares.

Ao final do evento, Anderson Farias reforçou a importância da relação próxima e produtiva entre a Prefeitura e o DCTA. “Agradecemos pela parceria e por sempre contribuírem para que a nossa cidade continue mantendo, em seu DNA, a tecnologia, a inovação e o desenvolvimento aeroespacial”, concluiu o Prefeito de São José dos Campos.

Imagem: Cabo J. Alves / DCTA

Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30, com visitas monitoradas, divididas em grupos e entrada gratuita.

Endereço: Parque Santos Dumont – Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 1000, Vila Adyana, São José dos Campos.

Casa “A Encantada”

Construída aos moldes de um chalé do tipo alpino francês, a residência original é localizada no antigo morro do Encanto, na cidade de Petrópolis (RJ).

Foi desenhada e planejada por Alberto Santos Dumont com a ajuda do engenheiro Eduardo Pederneiras, para servir de residência de verão. Por conta da sua localização, foi carinhosamente apelidada de “A Encantada”, local que revela muito da personalidade de Santos Dumont.

Uma ampla sala servia-lhe, ao mesmo tempo, de biblioteca e escritório. No pavimento inferior, havia uma oficina e laboratório e, na parte de cima, banheiro e quarto de dormir. No terraço, havia o observatório, onde passava horas admirando os astros.

Sair da versão mobile