Responsáveis por avião DC-8 abandonado, que voou no Brasil, devem removê-lo ou o perderão

Imagem: DINAC

A Direcção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), autoridade de aviação do Paraguai, publicou um comunicado, no dia 29 de março, informando que dará andamento aos procedimentos cabíveis nos próximos meses, caso os responsáveis por um clássico avião DC-8 abandonado não tomem medidas necessárias.

A DINAC declarou o suposto abandono da aeronave modelo DC-8-62, número de série 46132, fabricante McDonell Douglas, com marcas de nacionalidade e matrícula 3D-FRE (cancelada), imobilizada no Aeroporto Internacional de Guaraní (SGES), da cidade de Minga Guazú, Departamento de Alto Paraná, da República do Paraguai.

Imagem: DINAC
Imagem: DINAC
Imagem: DINAC
Imagem: DINAC

A advertência define que, se não houver qualquer manifestação após um período de 6 meses ininterruptos, contados do último dia de notificação por edital, a aeronave será considerado efetivamente abandonada, com irrevogável perda para o seu proprietário ou operador e demais titulares de direitos.

Os editais foram publicados em dois jornais de grande circulação nacional pelo prazo de 10 dias úteis, bem como na página institucional, notificando aos proprietários e/ou administradores da aeronave que serão efetivadas as medidas advertidas, caso a remoção ou transferência da aeronave não seja realizada após o prazo estabelecido, aplicando-se a liquidação das despesas em que a DINAC tenha incorrido.

Tal aeronave, segundo dados do Planespotters, foi fabricada em 1970 e entregue à Alitalia, na qual voou até 1982 e então passou à Aeroperú.

Em 1991, passou a voar como avião cargueiro na Arrow Air, depois passou à Favett Peru em 1995 e à brasileira Digex Cargo em 1997, sob a matrícula PT-MDF. A companhia encerrou operações de voo no mesmo ano, portanto, a vida operacional deste DC-8 foi curta em nosso país.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias