Início Indústria Aeronáutica

Revelados mais detalhes do novo Fokker Next Gen, o “avião do futuro” movido a hidrogênio

Fokker Next Gen – Imagem: Fokker

A fabricante aeronáutica holandesa Fokker apresentou o projeto de design e construção de sua futura geração de aeronaves de baixa emissão, conhecida como Next Gen. A empresa revelou um modelo movido a combustão de hidrogênio líquido que poderá entrar em serviço em meados da próxima década.

Estamos projetando e construindo uma aeronave totalmente nova que preparará nossa indústria para o futuro, tornando a aviação ecológica acessível”, disse a Fokker.

Conforme detalhado pelo Aviacionline, a nova aeronave terá um alcance de cerca de 2.500 quilômetros (o que permitiria cobrir voos em praticamente qualquer rota intra-europeia) com uma redução considerável no impacto ambiental de suas operações em relação aos modelos anteriores, graças à implementação de tecnologia de nova geração.

Fokker Next Gen – Imagem: Fokker

A aeronave funcionará com hidrogênio líquido, bem como uma mistura de querosene tradicional e combustível de aviação sustentável (SAF). Isso o tornará mais versátil e adaptável.

Para isso, contará com um sistema de armazenamento, distribuição e combustão direta de hidrogênio de última geração, que será conectado a dois motores localizados no setor traseiro da fuselagem. Ao contrário de outros desenvolvimentos semelhantes, ele dispensará as células de combustível elétricas de hidrogênio

Por outro lado, o Fokker Next Gen incorporará materiais de fabricação mais ecológicos em seu design e painéis de exibição flexíveis no teto da cabine que permitirão às operadoras oferecer uma experiência de viagem mais personalizada aos seus passageiros.

A linha do tempo de desenvolvimento

Fokker 100 – Imagem: Fokker

A Fokker receberá um financiamento de 25 milhões de euros do governo da Holanda e uma doação da União Europeia para a promoção de alternativas sustentáveis ​​para a indústria da aviação. No entanto, este último valor ainda não foi divulgado.

Atualmente, a empresa já está trabalhando na conversão de um Fokker 100 para permitir sua operação movida a hidrogênio líquido e outros combustíveis sustentáveis. Durante 2023, serão realizados projetos conceituais para avançar na instalação de sistemas de propulsão desse tipo.

A Fokker seguirá com os estudos de design para o desenvolvimento do Next Gen em 2024, ano em que pretende selar alianças cooperativas com fabricantes de motores. Mais tarde, possivelmente em 2026, seria feito progresso no projeto do motor e o primeiro teste de solo da aeronave convertida seria concluído, enquanto o primeiro teste de voo ocorreria no ano seguinte.

Fokker Next Gen – Imagem: Fokker

Também em 2027, a primeira fase de design conceitual do Fokker Next Gen seria concluída e uma revisão crítica ocorreria três anos depois. A primeira aeronave seria montada em 2032 e o voo inaugural do protótipo está previsto para 2033.

Se tudo correr conforme o planejado (algo que não costuma acontecer nesse tipo de projeto), as entregas aos primeiros clientes e a entrada em serviço comercial poderão ocorrer em 2035, mesmo ano em que a Airbus planeja introduzir sua aeronave híbrida ZEROe.

Leia mais:

Sair da versão mobile